Falcão no podio em Monaco na GT1

Caneco da GT1 Championship vai para Bruno do Carmo


Por Leonardo Felix

Mais um campeão da T1 2011 está definido. Bruno do Carmo (4Brothers) comemorou na noite de terça-feira (26) a conquista antecipada da categoria GT1 Championship, da liga BrSD Xtreme. Com uma rodada de antecedência, o piloto garantiu o caneco com um quinto lugar na etapa de Mônaco, sexta e penúltima da competição, aliado à ausência de seu companheiro de equipe e vice-líder da temporada, Henrique Mandziuc.

Os 10 participantes da prova teriam pela frente o traçado mais exigente do campeonato, no travado, apertado e charmoso circuito virtual monegasco. Bernardo Junqueira (Taurus) saiu na frente ao conquistar a pole position, sua primeira na GT1: 1:30.058. Fernando Falcão (Piratas), de volta após um período afastado por doença, obteve o segundo lugar, seguido por Bruno do Carmo e Jonathan Holz (Taurus).

Na largada, Falcão perdeu a freada da Saint Devote e caiu para último, acompanhado por Fernando Alvarenga (KBR) e Daniel Daisson (Skyline), que também erraram no mesmo ponto. Do Carmo aproveitou para pular ao segundo posto e logo iniciou forte pressão sobre o líder, Bernardo Junqueira. Mas passar em Mônaco é um desafio enorme e Bruno não conseguia brechas. Depois de 26 voltas no encalço, com um pit stop realizado nesse ínterim, o piloto da 4Brothers finalmente viu a chance, na chicane do Porto. Mas o espaço era curto, Bernardo tentou o x e ambos se tocaram, com conseqüências piores para Bruno do Carmo, que bateu e perdeu 15s com relação ao líder.

Duas passagens mais tarde, o líder do campeonato escapou de novo da pista, caindo para quinto. Com esse incidente, Fernando Falcão subiu para terceiro, em bela corrida de recuperação. O segundo era Jonathan Holz, garantindo uma dobradinha da Taurus. Só que Holz rodou sozinho, na última volta, e deixou escapar o 1-2, dando de bandeja a vice-liderança da prova para Falcão. Junqueira cruzou em primeiro e Bruno do Carmo, com o quinto lugar, foi declarado extra-oficialmente o campeão da GT1 Championship.

Resultado extra-oficial:

1. Bernardo Junqueira (Taurus), 34 voltas
2. Fernando Falcão (Piratas), +0:35.628
3. Jonathan Holz (Taurus), +0:39.517
4. Eduardo Melo (Piratas), +0:51.962
5. Bruno do Carmo (4Brothers), +1:09.549
6. Artur Vieira (4Brothers), +1:18.863
7. Bruno Mali (Piratas), +1 volta
8. Luciano Castro (Piratas), +1 volta

9. Daniel Daisson (Skyline), +1 volta

O resultado oficial e a classificação atualizada do campeonato serão publicados no site www.brsdxtreme.com.br. A última rodada da GT1 Championship acontece em 10 de maio, a partir das 22h10, direto do circuito virtual de Sepang, com transmissão ao vivo pela Race Brasil.

Fonte: Race Brasil