PIRATAS CONQUISTA VITÓRIA INÉDITA NA LIGA V8 TRUCK SERIES


Domingo, 26 de agosto de 2012. Michigan International Speedway.

Início de mais uma temporada da Nascar Truck Series, organizada pela Liga V8 de Automobilismo Virtual.

Seria apenas mais uma estreia de campeonato, dentre os tantos que sempre esteve presente. Mas foi uma corrida inédita para a Equipe Piratas. Marcou a primeira vitória da equipe em circuitos ovais, em corridas válidas por campeonatos oficiais. E justamente na prova de estreia da temporada.


A equipe pirata, inscrita nas Silverados da Liga V8, mais uma vez está representada pelos pilotos Jr Borborema e Jonathan Holz. Dispostos a repetir a boa campanha da primeira temporada do time com as camionetes no simulador iRacing, Borborema e Holz realizaram uma boa preparação na pré temporada, participando de eventos relacionados no calendário oficial do iRacing.

A corrida de Michigan foi longa e com muitas alternativas, como já é de praxe nesse tipo de prova. Na qualificação, Holz (truck 34) fez o 2° melhor tempo, largando na primeira fila. Borborema (truck 42) obteve uma classificação mais discreta: 14°, num total de 30 carros.


Boa largada, muita consciência dos pilotos, permitindo um bom início de prova, em um stint de 25 voltas - das 90 programadas - sem bandeiras amarelas. Holz manteve-se sempre entre os 3 primeiros, formando um pelotão de 4 carros, que abrira alguma distância para um segundo pelotão, até o primeiro incidente. Fazendo parte deste segundo pelotão esteve Borborema, que vinha subindo posições, até ser empurrado ao muro num toque porta a porta, sem maiores avarias em seu carro, porém ocasionando uma perda expressiva de posições em pista.


Após a primeira bandeira amarela, o nervosismo ficou mais evidente e mais duas amarelas sucederam-se, em menos de 10 voltas. Isso permitiu a alguns pilotos arriscar estratégias diferenciadas, alguns acreditando em mais bandeiras amarelas, e outros acreditando em bandeira verde até o final da prova. Tanto Holz quanto Borborema optaram pela 2ª opção, confiando num long run de mais de 55 voltas. O que quase aconteceu.


Borborema, após ter que realizar pequenos reparos em decorrência de sua batida no muro, mais uma vez crescia na prova, ganhava posições e mantinha um bom ritmo. Holz, por sua vez, via seus adversários diretos à vitória estarem em estratégia diferente, forçados a realizar um pit stop para reabastecimento faltando 4 voltas para o fim. Tudo ia muito bem.

Entretanto, para sorte de alguns e azar de outros, na volta 85 ocorre mais uma bandeira amarela. Tensão. Todos novamente alinhados sem vantagem alguma, o que antes parecia ser uma vitória tranquila de Holz com sua estratégia diferenciada, se torna uma disputa ferrenha entre talvez 10 carros pela coroa de Michigan.


Relargada, volta 88. Holz, alinhado em 2º, busca uma relargada muito agressiva, pressionando o líder, Bruno Noronha (Sinister) já na reta de partida. Infelizmente, isso não duraria mais que 15 segundos para Noronha. Uma tentativa totalmente desastrada de um terceiro piloto de realizar uma ultrapassagem dupla por Noronha e Holz, pela linha mais interna possível, gera um toque na traseira do piloto da Sinister, que rodopia em direção ao muro. Holz, numa linha mais aberta e quase colado ao muro, milagrosamente escapa do contato com o carro de Noronha. Big One. Mais de 15 carros envolvidos,. Um desastre. Borborema, em mais uma situação de azar, também acaba envolvido, interrompendo sua escalada por melhores posições.

Bandeira amarela e fim de prova. Piratas no posto mais alto, pela primeira vez, em uma prova da Nascar.


Holz vence, e declara:

"Resolvemos apostar numa estratégia diferente de pits, e se não tivesse tido bandeira amarela faltando 5 voltas pra acabar a prova (qdo eu estava em 2° e o Borborema recuperando posições depois de ser jogado no muro logo na volta 15), a vitória aconteceria da mesma forma, pois o 1° e 3° colocados estavam com 3 voltas de combustível e teriam pane seca. Mas... teve a amarela, e depois a relargada, e todo o big one destruindo 2/3 do grid. Por milagre, escapei sem nenhum arranhão. Era pra ser vitória pirata de qualquer jeito mesmo!"


Borborema, mesmo avariado, completa em 10º. Nada mal, visto todo o problema em que esteve envolvido na prova:


"Passaram-se 20 voltas, já estava em 6º junto com os cinco primeiros. Infelizmente fui jogado no muro, caí para 24º, remei tudo novamente e completei em 10º. Poderia ter terminado mais a frente, se não houvesse a última bandeira amarela faltando 5 voltas pro fim."

Clique Aqui e Assista o VT da Etapa
Já no próximo fim de semana, a Equipe Piratas novamente alinha suas Silverados 34 e 42, agora no Atlanta Motor Speedway, pista de 1,5 milha muito veloz e desafiadora. Contamos com a sua torcida!    



Nenhum comentário:

Postar um comentário