JR BORBOREMA SURPREENDE EM ROAD ATLANTA


Nessa terça-feira foi realizada a 2º Etapa do SportsCar Pro pela Liga F1BC. Jr Borborema é o unico piloto da Equipe Piratas alinhando no grid.


Borborema largou em 12º, na largada ganhou algumas posições subindo para 10º. Nesse momento prefiriu evitar disputas fortes, consequentemente perdendo algumas posições. Com uma estratégia de se manter na pista sem forçar demais acabou dando certo, devido a alguns acidentes e erros de estratégia de alguns pilotos,  Borborema completou em 5º, excelente resultado para a Equipe Piratas.

"Foi um resultado muito satisfatório, tem muitos pilotos competitivos correndo aqui, estou reaprendendo a correr nos mistos novamente, estou muito contente com minha corrida nessa etapa", comentou o piloto.


Clique Aqui e Assista o VT da Etapa.

Daqui a 15 dias nos encontraremos na Inglaterra, Silverstone, até lá!

EVOLUÇÃO É: “TODO MUNDO NO TOP 10”


A última corrida da Truck Brasil provou o progresso dos Piratas, com o melhor resultado no campeonato: 3 pilotos entre os 10 primeiros. Alê Laska ficou em 4º, Jr Borborema em 5º, Cleverson Pereira em 8º. Após a etapa de Chicagoland, a classificação extraoficial final do campeonato (ainda sujeita a alterações) coloca Laska em 9º, Borborema em 11º e Pereira em 18º.


Alê Laska não começou muito bem. Perdeu o tempo de sua volta classificatória ao ser punido por tocar o muro. Sem tempo, teve que partir da 21ª posição dentre 26 carros. Nas primeiras voltas envolveu-se num incidente e chegou a ser o último colocado na volta 3. Em 38 voltas (das 100 previstas) escalou o pelotão até a 11ª posição. Parou no pit, sob amarela, e foi punido novamente, agora por excesso de velocidade nos boxes, com um “drop to end” (punição em que o piloto é obrigado a posicionar-se em último colocado).

Novamente escalou todo o grid entre as voltas 44 e 72 até ocupar a 2ª posição. Permaneceu na mira do pódio até 5 voltas para o fim, quando, sem pneus, foi superado, terminando em 4º. Sobre a prova, comenta o piloto #29: “Tive uma dose de sorte em não me envolver em acidentes. Mas compensei com o azar das 2 punições que me jogaram para o fim do grid 2 vezes. Com o segundo top 5 seguido e 3º em 10 provas, acho que posso dizer que estou ambientado com os ovais”.


Junior Borborema partiu da 9ª posição obtida no qualify. Com pouco treino, ambientou-se rapidamente ao carro durante a prova e já na passagem de número 13 ocupava a 2ª posição. Atacou os líderes da corrida por nada menos que 60 voltas. Só não chegou ao fim lutando pela vitória porque foi atingido violentamente em um acidente na volta 67. Nas 33 voltas finais, brigou com o eixo dianteiro danificado e com outros reparos necessários e gloriosamente conseguiu arrancar um 5º posto. “Eu nem ia correr. Mas conseguir me desvencilhar dos compromissos um pouco mais cedo que esperava e entrei no servidor as 22h sem ter treinado 1 volta sequer. Eu gosto da pista. Já corri outras vezes e me adaptei rápido. Com pneus gastos eu ficava muito forte e, por isso, deixei para atacar nas 15 voltas finais. Uma pena o meu acidente... era para disputar a vitória”, conta o piloto do carro 42.


No fechamento de sua temporada de estreia pela equipe, Cleverson largou em 17º. Até o meio da prova, oscilou nessa região. Dali em diante começou a escalar posições. Chegou a ocupar o 7º posto logo após o acidente de Borborema, na volta 72, mas não conseguiu se sustentar e terminou em 8º. Acima de tudo fez uma prova limpa. É certo que foi jogado ao muro 1 vez e, no meio de um grande acidente na volta 46, teve que passear na grama para evitar bater. Mas de sua parte fez uma corrida limpa e boa, mostrando grande progresso. Ele comenta: "Foi minha melhor corrida da temporada. Pena que foi a ultima. Não estava com o carro bom com os pneus novos, mas depois de algumas voltas o carro melhorava muito. No final fiz uma bela briga pelo 7º lugar, mas finalizei em 8º".


O fim do campeonato marca a evolução patente para os 2 estreantes, Laska e Pereira. Basta olhar a tabela de pontuação para ver que na primeira metade do campeonato os pontos eram magros e, mais para fim, os pilotos se encheram de pontos rechonchudos e bons resultados. Marca, também, a ratificação da boa pilotagem por parte de Borborema, constante desde o princípio e com maus resultados somente quando envolvido em acidentes. Este último já confirmou que se ausentará da liga iRB na próxima temporada. Os outros 2 ainda analisam possibilidades no iRacing Brasil e em outras ligas que contam com torneios de iRacing.

Clique aqui para o VT da etapa. (Assim que a liga fornecer o VT disponibilizaremos o link)



DOBRADINHA DA EQUIPE PIRATAS NA ESTREIA DA NASCAR PRO PELA F1BC


Estréia muito comemorada pela Equipe Piratas. Dobradinha com Jr Borborema e Alê Laska em Milwaukee. Cleverson Pereira foi obrigado a abandonar devido a um acidente.


A primeira etapa foi realizada no oval de Milwaukee.  Alinharam pela equipe negra Jr Borborema, Alê Laska e Cleverson Pereira. Sendo que os dois primeiros citados conquistaram uma dobradinha tambem no qualy. Cleverson largou na 13º posição.

Começo de prova com muitas amarelas. Borborema se consolidou na frente, enquanto isso Laska teve um pouco mais de trabalho para assegurar a 2º posição na metade da prova. Infelizmente Cleverson foi obrigado a abandonar depois que se chocou violentamente ao muro.


" Minha prova foi rapida, depois de um toque infeliz na minha lateral que me tirou da prova na volta 22. Esperava um bom resultado apesar de ter andado pouco no carro", comentou o piloto Cleverson Pereira 


Um pouco depois da metade da prova, Laska assumiu a dianteira depois que seu companheiro de equipe parou nos pits. Com um ritmo muito superior aos demais, abriram uma vantagem confortável para começarem a brigar pela vitória nas ultimas 20 voltas. Nessa briga Borborema se saiu vitorioso e conquistou a vitória com Laska chegando na 2ª posição, concretizando assim uma dobradinha na estréia do campeoanato.

"Sabia que tinha um ritmo muito bom, por isso corri bem tranquilo sem ficar disputando muita posição. Perdi algumas posições nos pits, mas logo depois recuperei. Chegando no meu parceiro de equipe, brigamos com muito respeito um pelo outro sem colocarmos nossas corridas em risco. Vitória e dobradinha pra Equipe Piratas",comentou o vitorioso da etapa.


Alê Laska tambem falou ao final da corrida, coroando a vitória de seu companheiro, "Feliz pelo Borborema que teve uma merecidíssima vitória. Tanto é que na primeira dificuldade que eu tive em negociar com os retardatários, ele veio e me atropelou!"

Clique Aqui e Assista o VT da Etapa

Daqui a 15 dias nos encontraremos novamente pela 2º Etapa,dessa vez em Homestead Miami, até lá!

A + J.... É BLACKJACK!


Quem vai a Vegas, joga Blackjack, jogo de baralho que tem por objetivo juntar um Ás e uma figura - K, Q ou J. Na prova de Las Vegas, válida pela iRacing Truck Brasil, a Piratas seguiu as regras dos Cassinos: “A” de Alê Laska, em quarto. “J” de Júnior Borborema, em quinto - BLACKJACK no top 5!!!! Cleverson Pereira, chegou em 13º, o número da sorte, e fechou a noite de trocadilhos.


Na sessão classificatória, Laska marcara o 4º tempo. Borborema, o 6º. Cleverson, o 15º. Após um punição imposta ao segundo colocado do grid, toda a fila par subiu 2 posições, fazendo com que Laska e Borborema partissem, de fato, da 2ª e 4ª posições.

A primeira metade da prova foi toda disputada em bandeira verde. Laska, que perdeu uma posição na largada, oscilou entre o 3º e 4º posto. Borborema o escoltava e permaneceu na primeira metade nunca atrás de 6º, chegando a ocupar a 4ª posição. Cleverson oscilou entre a 15ª e 12ª posições lutando no pelotão intermediário. A partir da volta 45, sucederam várias bandeiras amarelas e relargadas. Os Piratas envolveram-se em 3 incidentes leves:

Na volta 48, Laska saiu da pista quando defendia a terceira posição. Voltou em 17º e levou 21 voltas para escalar novamente o grid e voltar ao top 5.


Cleverson teve problemas em seu monitor na volta 66. A tela desligou-se e até que o piloto do carro 76 pudesse religá-lo, foi ao muro e teve vários danos. Menos mal que a corrida estava sob amarela neste momento e, apesar de precisar de reparos, Pereira perdeu apenas 4 posições no incidente.
Borborema sofreu um toque na volta 77 quase e para evitar o acidente freiou fortemente e foi abalroado na traseira. Danos significativos, mas a queda de desempenho nem tanto.

Ao final, todos chegaram vivos e com carros relativamente inteiros em 4º, 5º e 13º.

“Vim para a prova sem muitas pretensões. Nos treinos livres vi que não era muito forte diante dos tempos de volta da concorrência. Mas na classificação mantive meus tempos enquanto os demais caíram de rendimento. Já diria o ditado: Jogo é jogo, treino é treino! Mais um top 5 e percebo que o pódio está amadurecendo”. Contou Alê Laska, do carro 29.


Junior, do carro 42, conta: “Demorei pra pegar o traçado ideal, no treinos usei um setup diferente que forçava o traçado em 'middle'. Na prova, com o setup fixo, a linha boa era a de dentro. No decorrer da prova peguei a mão do oval e estava consolidado entre os 5 primeiros. Faltando 15 voltas protegi a mim e a meu companheiro de futuros ataques da Falcon e conseguimos um resultado muito bom para a equipe”.

Clique Aqui e Assista o VT da Etapa

A última etapa será disputada na próxima quarta-feira, em Chicagoland.

PIRATAS REESTRÉIA COM O MCLAREN NA F1BC


Dia 15 de janeiro de 2013, essa foi a data do retorno da Equipe Piratas ao F1BC. Jr Borborema alinhou com seu mclaren para a primeira etapa do campeonato Sportscar Pro com o simulador Iracing  no circuito de  Mosport no Canadá.


Com pouco treino o piloto do bólido negro conseguiu o 10º tempo no qualy. Na corrida, a falta de ritmo se mostrou presente em sua estréia nos mistos. Borborema se envolveu em dois acidentes, mesmo assim conseguiu completar a corrida na 8ª posição.

"Sabia que teria que me adaptar aos mistos novamente depois de me fixar nos ovais, acho que foi uma boa estréia tirando meus acidentes, com certeza irei melhorando ao longo da temporada", comentou o piloto.


Clique Aqui e Assista o VT da Etapa

Daqui a 15 dias será a vez de Road Atlanta receber os Mclarens, até lá!

PIRATA NO TOP 5, “ESQUADRILHA DA FUMAÇA” E ACIDENTE COM 17 CARROS SÃO A TÔNICA EM TALLADEGA


A corrida válida pela 8ª Etapa da iRacing Truck Brasil foi onde Cleverson Pereira conseguiu seu primeiro top 5 em corridas nacionais oficiais. O piloto envolveu-se em um acidente a 2 voltas do fim e completou a prova arrastando-se na 4ª posição, sob amarela e com o motor quebrado. Laska e Borborema foram envolvidos no grande acidente da volta 34 e acabaram em 10º e 11º, respectivamente.


Após um treino classificatório desastroso, a trinca Pirata partiu nas posições 11 para Cleverson, 16 para Borborema e 18 para Laska. O pelotão conciso, com mais de 20 carros andando em 2 filas durou por 28 voltas até a primeira bandeira amarela. A essa altura, com muito esforço no meio do trânsito, Laska já ocupava a quinta posição. Pereira e Borborema vinham no encalço, na oitava e nona posições. Logo após a relargada, na volta 34, a tragédia: nada menos que 17 carros (sim, você leu dezessete!) tiveram algum tipo de envolvimento no acidente. Alê e Junior, bateram. Os dois ainda formariam uma dupla de bump-draft após alguns reparos emergenciais nos pits, para chegarem em 10º e 11º. Cleverson Pereira e apenas mais 6 carros do grid passaram ilesos pela chacina da volta 34.


No embalo do pelotão da frente o Pirata do carro 76 chegou a estar na terceira posição. A duas voltas do fim, foi jogado violentamente contra o muro e quebrou o seu motor. Num esforço incomum, seguiu com o motor completamente avariado comboiando o Safety Car até a meta! Não sem antes lançar um rastro surreal de óleo e fumaça por todo o circuito. Ele mesmo comentou o feito, através de sua conta no Facebook: “Depois de uma bela prova terminei em 4º lugar, na volta 34 aconteceu o tão esperado Big One que consegui me livrar tomando a linha de dentro da pista o que não ocorreu como os meus companheiros de equipe. […] Com isto tive que fazer o resto da corrida só comboiando o pelotão e que pelo resultado foi uma boa estrategia”.


A duas etapas do fim, a trinca Pirata não tem muito o que almejar em termos de campeonato.
A próxima etapa é dia 16 de janeiro, em Las Vegas.                                       
Clique aqui para ver o VT da Prova