EVOLUÇÃO É: “TODO MUNDO NO TOP 10”


A última corrida da Truck Brasil provou o progresso dos Piratas, com o melhor resultado no campeonato: 3 pilotos entre os 10 primeiros. Alê Laska ficou em 4º, Jr Borborema em 5º, Cleverson Pereira em 8º. Após a etapa de Chicagoland, a classificação extraoficial final do campeonato (ainda sujeita a alterações) coloca Laska em 9º, Borborema em 11º e Pereira em 18º.


Alê Laska não começou muito bem. Perdeu o tempo de sua volta classificatória ao ser punido por tocar o muro. Sem tempo, teve que partir da 21ª posição dentre 26 carros. Nas primeiras voltas envolveu-se num incidente e chegou a ser o último colocado na volta 3. Em 38 voltas (das 100 previstas) escalou o pelotão até a 11ª posição. Parou no pit, sob amarela, e foi punido novamente, agora por excesso de velocidade nos boxes, com um “drop to end” (punição em que o piloto é obrigado a posicionar-se em último colocado).

Novamente escalou todo o grid entre as voltas 44 e 72 até ocupar a 2ª posição. Permaneceu na mira do pódio até 5 voltas para o fim, quando, sem pneus, foi superado, terminando em 4º. Sobre a prova, comenta o piloto #29: “Tive uma dose de sorte em não me envolver em acidentes. Mas compensei com o azar das 2 punições que me jogaram para o fim do grid 2 vezes. Com o segundo top 5 seguido e 3º em 10 provas, acho que posso dizer que estou ambientado com os ovais”.


Junior Borborema partiu da 9ª posição obtida no qualify. Com pouco treino, ambientou-se rapidamente ao carro durante a prova e já na passagem de número 13 ocupava a 2ª posição. Atacou os líderes da corrida por nada menos que 60 voltas. Só não chegou ao fim lutando pela vitória porque foi atingido violentamente em um acidente na volta 67. Nas 33 voltas finais, brigou com o eixo dianteiro danificado e com outros reparos necessários e gloriosamente conseguiu arrancar um 5º posto. “Eu nem ia correr. Mas conseguir me desvencilhar dos compromissos um pouco mais cedo que esperava e entrei no servidor as 22h sem ter treinado 1 volta sequer. Eu gosto da pista. Já corri outras vezes e me adaptei rápido. Com pneus gastos eu ficava muito forte e, por isso, deixei para atacar nas 15 voltas finais. Uma pena o meu acidente... era para disputar a vitória”, conta o piloto do carro 42.


No fechamento de sua temporada de estreia pela equipe, Cleverson largou em 17º. Até o meio da prova, oscilou nessa região. Dali em diante começou a escalar posições. Chegou a ocupar o 7º posto logo após o acidente de Borborema, na volta 72, mas não conseguiu se sustentar e terminou em 8º. Acima de tudo fez uma prova limpa. É certo que foi jogado ao muro 1 vez e, no meio de um grande acidente na volta 46, teve que passear na grama para evitar bater. Mas de sua parte fez uma corrida limpa e boa, mostrando grande progresso. Ele comenta: "Foi minha melhor corrida da temporada. Pena que foi a ultima. Não estava com o carro bom com os pneus novos, mas depois de algumas voltas o carro melhorava muito. No final fiz uma bela briga pelo 7º lugar, mas finalizei em 8º".


O fim do campeonato marca a evolução patente para os 2 estreantes, Laska e Pereira. Basta olhar a tabela de pontuação para ver que na primeira metade do campeonato os pontos eram magros e, mais para fim, os pilotos se encheram de pontos rechonchudos e bons resultados. Marca, também, a ratificação da boa pilotagem por parte de Borborema, constante desde o princípio e com maus resultados somente quando envolvido em acidentes. Este último já confirmou que se ausentará da liga iRB na próxima temporada. Os outros 2 ainda analisam possibilidades no iRacing Brasil e em outras ligas que contam com torneios de iRacing.

Clique aqui para o VT da etapa. (Assim que a liga fornecer o VT disponibilizaremos o link)



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