HOLZ É PEDRA BRUTA EM BRANDS HATCH PELA F1BC

Quando um garimpeiro recolhe uma pedra preciosa de uma jazida, ela não vem lisa, acabada, polida e bonita. Ela vem cheia de defeitos e precisando lapidação. Com o tempo e trabalho, fica perfeita.
Esse foi Jonathan Holz em Brands Hatch na noite de 29/09, prova válida pela segunda etapa da GTPRO, F1BC.



Após se mostrar muito rápido nos treinos livres, o favorito da Piratas amargurou um mero sexto posto no grid. Iniciada a corrida, com lapidação gradativa foi aumentando o seu brilho, galgou 4 posições, manteve a melhor volta da prova até o finalzinho e só não terminou com a vitória porque quando assumiu a segunda colocação já era tarde para outros esforços. Ainda conseguiu diminuir a diferença para o líder, mas não o suficiente. Ele comenta: “eu tinha tempos pelo menos 1 segundo mais rápidos que aquele que eu classifiquei. Por isso esperava brigar pela vitória já na primeira curva. Mas deixei a desejar no qualificatório. Ainda assim um ótimo resultado!”. E pensando no que ainda há pela frente, certamente foi um grande resultado.



Os outros 3 integrantes da Equipe Piratas não tiveram o mesmo destino. Luciano Castro não teve muita oportunidade de treino e, apesar de receber ajudas com ajustes dos demais integrantes, nada melhor pôde que um 13º lugar na classificação extraoficial. “É muito difícil largar atrás. Parece que o pessoal não tem muita noção de pista e se atira sem medo de causar um acidente. A sensação que dá é que de décimo lugar para trás não vale a pena sequer correr. Falta muito respeito atrás do grid” reclamou taxativamente o piloto. E prometeu: "na próxima vou lá para a frente!"


Alê Laska teve uma queda de conexão no 13º giro quando estava em 5º lugar. “Não estive bem nos treinos e posso dizer que, dentro daquilo que eu esperava da corrida, fiz 12 voltas a 103% do possível”, brinca o piloto sem qualquer mostra de desânimo pela queda de internet.
Bruno Mali se ausentou da etapa por problemas em seu computador.
A próxima rodada será em Road Atlanta, dia 13/10.

PIRATAS INICIAM BEM A WTCC NA BRSD



Ontem (27) foi dada a largada para a nova categoria na BrSD Xtreme. Monza foi o palco da WTCC que promete ser um dos campeonatos mais disputados do ano na BrSD.

O equilibrio é a caracteristica principal da categoria, e ontem foi mais do que provado de que cada corrida será um teste para os cardíacos de plantão.

A piratas representada pelo pilotos Bruno Mali e Jr. Borborema nas BMW, hélio Vamberto e Maurino Jr. nos Seat Leon, e Alê Laska e Gustavo Pinho nos Cruze, fizeram corridas distintas.

Bruno e Borborema tirveram alguma dificuldade de acompanhar os carros dianteiros, melhor adaptados ao traçado de Monza, ainda assim Mali cravou o 6º tempo na classificação, logo atrás de Vamberto em 5º. Os outros Piratas ficaram em 10º (Maurino Jr), 11º (Alê Laska), 17º (Jr. Borborema) e 18º(Gustavo Pinho)


Na largada lançada na primeira bateria, Maurino se envouveu num acidente que prejudicou muito o desempenho de seu carro. "...fui jogado para fora da pista antes mesmo de fazer a primeira curva." lamentou o piloto que tinha boas espectativas na bateria que ficou em 10º.

Vamberto e Mali logo a frente do incidente seguiram bem até o fim. Mali com um pouco mais de dificuldades travou algumas disputas para garantir um otimo 5º lugar apesar da desvantagem das BMW em Monza. Vamberto fechou o pódio como 3º lugar. "Ótima estréia, não esperava um resultado tão bom, taria para brigar pelo segundo, mais errei em alguns contornos de curva e o Brock estava bem constante, abrindo uma boa distância que não dava mais para tirar."

Alê Laska chegou logo a frente de Gustavo Pinho com o 8º e 9º respectivamente. Pinho que havia largado em 18º mostrou força e garante que nas proximas provas vai incomodar. Mais atrás em 13º ficou Jr. Borborema que passou boa parte da prova tentando buscar mais do que o seu carro poderia oferecer. "...se não fosse o acidente logo no início a minha corrida seria outra." Borborema se envouveu no acidente da largada

Na segunda bateria, com a inversão dos 10 primeiros quem se beneficiou foi Maurino Jr, que largaria em 1º. Maurino abriu distancia no inicio da bateria e só teve sua posição ameaçada só na metade final, quando Vamberto e Ernesto Brock chegaram de vez e a partir dai foi uma briga de perder o folego pela primeira posição.

Vamberto assumiu a ponta após um erro do Maurino, quando a vitória era certa, o Seat de Helio deu uma escorrergada a mais na última volta e Ernesto Brock que estava sempre alí na espreita velou a vitória da segunda bateria.

Alê Laska fechou em 4º logo a frente de Maurino Jr.

Borborema na 1º volta estava em 13º "...depois de muitas brigas porta com porta, consegui completar em 7º, era o maximo que eu conseguia tirar com a BMW nessa pista" comentou.
Gustavo Pinho ficou a uma posição da zona de pontuação em 11º.

Mali que não teve a mesma sorte da primeira bateria terminou a penas em 15º "...na largada os dianteiros ja me "engoliram"... largando em 4º, na primeira variante ja estava em 6º ... voltei em 17º, cheguei em 15º fora da zona de pontuação pois me envolvi em alguns incidentes".

A proxima etapa será em Brno na Rep. Tcheca.

PIRATAS ENTRE AS FAVORITAS NA GT-PRO - F1BC

O resultado final da prova realizada na última quinta-feira (15) no circuito virtual de Le Mans Bugatti pode não ter sido o esperado, mas o contexto e a perspectiva de curto prazo já dão mostras que a Equipe Piratas vem para brigar pelo título na categoria GT-PRO, liga F1BC.

Jonatan Holz

Assim o piloto Ale Laska definiu, com otimismo, a participação Pirata da primeira etapa. E com certa dose razão. Todos os integrantes tiveram problemas e ainda assim a Piratas foi a única equipe a colocar todos os 4 carros na zona de pontuação.

Alê Laska

Contudo, na leitura crua do resultado extra oficial, as performances individuais ficaram aquém do esperado.Ale Laska cometeu erro primário logo no início e rodou sozinho quando estava em 3º.


Alê Laska rodando

Jonathan Holz enfrentou um acidente logo na primeira curva, danificando a frente de seu Ford, o que o fez amargurar 32 voltas de instabilidade. “A minha atuação na estreia na Equipe Piratas foi decepcionante. Meus tempos nos treinos eram suficientes para disputar a liderança” comenta o piloto com ar de lamento.

Acidente de Jonatan Holz

Os estreantes na categoria Bruno Mali e Luciano Castro mal tiveram tempo de se adaptar ao mod e aos carros. Segundo mencionou Mali, “depois de superar problemas técnicos nos treinos livres, fui para a sessão classificatória sem nunca ter andado com setup de qualify. No meu caso não foi bem a estreia que eu queria, mas não treinei bem e esse é o resultado que eu esperava

Bruno Mali

Castro merece destaque pela performance mais sólida de todos os 4 participantes. A despeito da baixíssima quilometragem percorrida em treinos, jamais cometeu qualquer deslize e no terço final da etapa marcou sua melhor volta em tempo condizente com o ritmo dos 5 primeiros colocados. “Assim como o Mali eu tampouco tinha treinado com os ajustes de classificação. Larguei em 19º. Na corrida o objetivo que eu tinha era chegar entre os 10. Tentei não errar e fazer uma corrida constante e acabei em 9°. Ainda há muito o que melhorar e pretendo estar entre os 7 já na próxima”, relatou o piloto.

Luciano Castro

O resultado extraoficial da etapa para os Piratas ficou assim:
Ale Laska: 6º col. (largando de 8º); Jonathan Holz: 8º col. (largando de 7º); Luciano Castro: 9º col. (largando de 19º); Bruno Mali: 12º col. (largando de 15º);
A próxima etapa será disputa no dia 29/09 no circuito virtual de Brands Hatch.


EQUIPE PIRATAS VENCE NO M-FACTOR COM TIAGO CARVALHO!

No último domingo (18) foram disputadas as 5º e 6º etapas da décima temporada do M-Factor, no circuito de Ímola em San Marino. E a Equipe Piratas conquistou sua primeira vitória no campeonato, na 6º etapa com Tiago Carvalho e oteve dois outros pódios com Eduardo Melo chegando em ambas as corridas na terceira colocação.

No treino para a quinta etapa, os Piratas conseguiram largar em quinto e sétimo lugar, respectivamente com Melo e Carvalho. A pole position foi de Elmo Ellan da equipe Scuderia Intel, com uma volta voadora. Na largada, Melo conseguiu ganhar uma colocação e se posicionar para a disputa do pódio com Yoshi Ebina e Felipe Neto. O outro piloto Pirata, Tiago Carvalho teve uma largada conservadora e conseguiu manter sua sétima posição, pressionado por Mac Porteiro mas não muito distante de Leandro Ahmed.

Eduardo Melo conseguiu avançar para a terceira posição após Yoshi Ebina errar e dizer adeus ao pódio. Edu ainda tentou pressionar Neto, mas com o desgaste de pneus, nada pode fazer e tratou de manter um ritmo para chegar no terceiro lugar. Tiago Carvalho também se aproveitou de um vacilo de Ahmed e avançou para a sexta posição, lugar que manteve até o fim da corrida, apesar de reclamar bastante do desgaste dos pneus de sua BMW 320si. A vitória da primeira corrida em Ímola ficou com Elmo Ellan.


Eduardo Melo contornando a Variante Alta

A segunda corrida do dia teve o grid invertido entre os 10 primeiros colocados da primeira corrida, e assim Tiago Carvalho largou em quinto lugar enquanto Eduardo Melo partiu da oitava posição. Assim que as luzes verdes acenderam, Tiago largou como um foguete e antes da primeira curva já era o segundo colocado, sofrendo muita pressão de Rogério de Oliveira. Eduardo Melo largou bem, mas foi abalroado por vários carros e caiu para o 13º lugar.

Tiago conseguiu abrir distância de Rogério de Oliveira e começou a se aproximar do primeiro colocado, Mac Porteiro. E na segunda volta, Porteiro cortou a curva Variante Alta, e para não ser penalizado teve que diminuir sua velocidade, permitindo assim a ultrapassagem de Carvalho para assumir a liderança da corrida.

Mas rapidamente Mac Porteiro enconstou em Tiago, e começou a pressionar o piloto Pirata de qualquer forma, e na sétima volta Elmo Ellan chegou nos dois pilotos para disputar a vitória. Após ultrapassar Mac Porteiro, Elmo destracionou em uma das curvas e foi atingido por Porteiro, o que permitiu Tiago fugir na ponta da prova e permitir a aproximação de um incrível Edu Melo, que ganhou 9 posições em oito voltas e já era o quarto colocado.

No final da prova, Melo brigou com Porteiro pela terceira colocação, trocaram de posição várias vezes, mas no fim o piloto do carro número 14 prevaleceu e conquistou mais um pódio para a Equipe Piratas. Tiago conseguiu administrar sua vantagem, mesmo com Ellan tirando quase 1 segundo por volta e pode comemorar sua primeira vitória na equipe e no campeonato.


Tiago Carvalho conseguiu sua primeira vitória pela Equipe Piratas


Com estes resultados, a Equipe Piratas está no 3º lugar do campeonato, com 99 pontos, 14 pontos atrás da Ahmed Team Race. Eduardo Melo ocupa a oitava colocação com 53 pontos, enquanto Tiago Carvalho é o décimo colocado com 46 pontos. O líder do campeonato é Elmo Ellan, com 103 pontos. As próximas etapa do campeonato serão disputadas no próximo domingo (25), no circuito de Hungaroring, na capital hungara Budapeste.

ANDRE KLOCK VENCE EM MÔNACO


Foi realizada ontem, 14/09 a quarta etapa da categoria F3 Massafácil pela liga Velocidade Virtual no circuito virtual de Mônaco. Esta etapa havia sido adiada por problemas técnicos na data original, o que ofereceu aos pilotos mais uma semana de treinos.


E o piloto da Equipe Piratas, André Klock não desperdiçou essa semana de treinos e fez a pole position, melhor volta da prova e venceu de ponta a ponta. O outro piloto inscrito, André Martins, não pode comparecer nessa etapa.


Na largada Andre Klock conseguiu se manter na frente, o que é uma grande vantagem nesse circuito travado. Nas primeiras voltas Flavio Santos fez muita pressão no piloto da Piratas até cometer um erro e dar a Klock uma boa vantagem para administrar a corrida.
O ritmo de Klock era muito forte e depois das primeiras voltas não teve mais sua posição ameaçada, aí foi levar o carro até o final, mantendo a concentração, pois qualquer erro nessa pista não é perdoado.

Esta etapa teve transmissão ao vivo pelo Canal AV e você pode acompanhar o VT completo clicando aqui. Todas as informações do campeonato pode ser conferida no site da liga Velocidade Virtual: http://velocidadevirtual.org/
A próxima etapa será no dia 21/09/2011, no circuito virtual de Suzuka, no Japão e será transmitida ao vivo pelo site Canal AV, a partir das 21:00h.

EDU MELO FAZ UMA PROVA APENAS REGULAR EM ZOLDER

Na pista de Zolder, foram realizadas as 3 e 4º etapas da M-Factos da CBAV, e o piloto Eduardo Melo representou a Equipe Piratas, porém sua corrida não exatamente a que ele esperava ficando com o 7º posto na primeira corrida e em 6º melhorando uma posição ao final da segunda bateria.

Em coletiva Edu comentou sobre sua prova.

"Enfim, que corrida! Coisa linda, diversao pura, ainda quero dar uma olhada no replay, porque tive várias disputas incríveis.

Rodei 2 vezes na primeira bateria, ja na segunda não rodei, mas tive duas escapadas que resultaram em perdas de posição.

Pelos tempos eu só perdia a 2ª parcial, de resto era igual ou melhor que vários que estavam a minha frente, mas essa 2ª parcial me levava 1 a 1.5 seg´s...

Não posso falar pelo outros, mas sobre todas as "brigas" que tive eu acredito que os toques e excesso de coragem foram normais, ainda preciso me acostumar com os toques laterais do WTCC, estou com o vício dos Gt´s onde toques assim são mortais..."

A proxima etapa acontece em Imola no dia 18 de setembro. Lá Os piratas petendem buscar um melhor desempenho e incomodar ainda mais os adversários

PIRATAS ERRAM EM SPA-FRANCORCHAMPS

Ontem foi realizada a terceira etapa da categoria F3-Massafácil, no circuito virtual de Spa-Francorchamps na Bélgica, pela liga Velocidade Virtual. A prova foi marcada por erros dos pilotos da Equipe Piratas, Andre Klock e Andre Martins. 



Andre Klock conseguiu fazer uma volta voadora e conquistou a pole com uma pequena diferença para p segundo lugar. Andre Martins fez o sexto tempo. Na largada, Klock conseguiu se manter na liderança, mas logo após a primeira curva caiu para segundo lugar e na primeira freada forte do circuito caiu para quarto.


Martins largou bem e assumiu a quinta posição no desafiador circuito Belgo, porém após 2 voltas cometeu um pequeno erro que lhe custou os pontos preciosos nessa etapa. Perdeu a traseira do carro e ficou sem a asa dianteira e com a suspensão muito danificada. Martins até tentou reparar o carro, mas os mecânicos nada puderam fazer.


Klock estava fazendo uma ótima corrida de recuperação, conseguiu a ultrapassagem em Rodrigo Oliveira, contou com o erro de Machado e também fez a ultrapassagem no líder Flavio Santos. Depois dos pits e das paradas dos outros pilotos voltou em primeiro, com Flavio Santos no seu encalço. Em uma curva relativamente fácil, Andre Klock teve uma desatenção e o carro subiu na zebra, fazendo com que o piloto perdesse o controle e se chocasse com a proteção de pneus.

O Resultado foi a perda da asa traseira e a suspensão danificada, com isso perdendo muitos segundos nos boxes para realizar o reparo parcial, pois a suspensão continuou torta. Para não perder os pontos, o piloto continuou na pista, porém sem condições de reação, terminando em quinto lugar.

A etapa teve transmissão ao vivo pelo site canalAV e você pode acompanhar o VT completo clicando nesse link. 
A próxima etapa será no dia 07/09/2011 no travado circuito de Mônaco e também terá transmissão ao vivo pelo site canalAV. A classificação do campeonato e os resultados, você acompanha no site da liga velocidade virtual, http://www.velocidadevirtual.org.