O WROC, que literalmente traduzido pode ser entendido como um campeonato mundial de rally online, é, na verdade, o principal campeonato nacional de rally virtual. Criado em 2006, até a edição de 2011 tratava-se de um campeonato mundial organizado por brasileiros. Ao final da edição de 2011 inciou-se a ideia de focar a disputa nacionalista para torná-lo um torneio de âmbito nacional. Por isso, agora, são 2 categorias em disputa: a “Internacional”, onde estrangeiros continuam a ser bem vindos para disputar a categoria ampla; e a Brasil, onde somente pilotos comprovadamente brasileiros podem inscrever-se e disputar o título com caráter de campeonato brasileiro.
A equipe Piratas inscreveu Alê Laska e Jonathan Holz em ambas categorias. Laska com ampla experiência no campeonato, de que participa desde 2007, e Holz, o atual campeão de subida de montanhas pela Liga BRSD, mas que nunca andara com navegador ao seu lado. Eles e mais 13 brasileiros e 12 estrangeiros vão batalhar pelas 2 categorias.
O resultado? Laska venceu na geral, com mais de 2 minutos de vantagem para o segundo colocado (de Portugal). Venceu igualmente a última especial, a “powerstage” que vale 3 pontos extras na disputa, e mais outras 12 especiais das 18 em disputa. Levou todos os 28 pontos possíveis na categoria Brasil e na categoria internacional. Ele mesmo comenta: “O espírito de equipe foi determinante para este bom início. Durante cerca de 4 semanas batalhamos, o Holz e eu, para fazer um setup seguro e rápido. Há o que melhorar ainda, mas para o começo ficou perfeito. Não se pode negar”.
Jonathan Holz também teve um grande desempenho. Logo na primeira especial da prova e da sua carreira no rally, bateu o tempo de Laska em 4 segundos e ficou apenas 2 décimos de vencer o estágio na categoria Brasil. Mesmo sofrendo com a chuva forte que caiu em parte da etapa, conseguiu completar o primeiro dia de disputas na sexta posição. Mas teve uma queda de conexão no início do segundo dia quando já ostentava o 5º posto. “Cometi alguns erros por inexperiência. Vamos analisar as filmagens e ver o que podemos melhorar. A segunda etapa terá estágios menos traiçoeiros e pretendemos um resultado melhor”, comentou modestamente Holz.
Próxima etapa, em 2 semanas, simulando o Rally Internacional de Erechim, maior rally do Brasil.
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