Escolha errada de pneus e Vamberto termina em 9º

Em duelo com Bertoni, Laska leva a melhor na GT2


Por Leonardo Felix

O emocionante duelo entre Ale Laska (Taurus) e Pascoal Bertoni (HP) foi o ápice da segunda etapa da categoria GT2 Junior, da liga BrSD Xtreme. Os dois disputaram em mais alto nível, na pista, no cronômetro e nas estratégias. Melhor para o competidor da equipe Taurus, que ganhou a segunda seguida na GT2, colocando-se como forte favorito à disputa do título.

Pascoal demonstrou que não iria dar moleza a Alê já na classificação. Com uma volta em 1:34.578, o piloto da HP garantiu a pole, com Laska em segundo, a menos de um décimo. Hélio Vamberto (Piratas) ficou com a terceira melhor marca, tendo a companhia de Thomaz Jacob (KBR) na segunda fila. Bertoni e Laska continuaram o duelo desde o momento em que a partida foi autorizada. Alê colocou forte pressão em seu adversário, tentando induzi-lo ao erro. Na parte de trás da grelha, Márcio Guimarães (MIG) trocava toques com Marco Aurélio (Taurus). Prejuízo para Guimarães, que acabou rodando.

Na sexta passagem, Alê arriscou a ultrapassagem, mas Pascoal Bertoni se defendeu bem. Por mais seis giros, a ordem permaneceria intacta. Até que, na volta 12, Laska aproveitou melhor a saída de curva para assumir a liderança. O corredor da Taurus começou então a abrir vantagem, até realizar o seu pit stop.

Além de parar mais tarde, Pascoal também não trocou pneus, ganhando 10 segundos nos boxes e retomando a corrida na frente. Com compostos desgastados, o piloto da HP errou, duas voltas depois, e devolveu a liderança ao seu rival. Mas se engana quem pensou que Bertoni entregaria fácil. Mesmo na frente e com pneus melhores, Alê Laska não conseguiu mais abrir. Nas últimas passagens, pelo contrário, a diferença até diminuiu. Mas Laska pôde controlar a sanha de seu oponente e receber a quadriculada na frente, com cerca de dois segundos de vantagem. Ricardo Pereira, em terceiro, ajudou a HP marcar bons pontos no campeonato de construtores.

Resultado extra-oficial:

1. Alê Laska (Taurus), 32 voltas
2. Pascoal Bertoni (HP), +0:02.252
3. Ricardo Pereira (HP), +0:19.763
4. Tiago Carvalho (TAC), +0:43.530
5. Márcio Bucci (Speed Racing), +1:06.262
6. Rafael Ferreira (Brahmeiros), +1:07.090
7. André Lobo (Wolf), +1:33.059
8. Pedro Accarini (Taurus), +1:43.326
9. Hélio Vamberto (Piratas), +1 volta
10. Jeff Alcântara (MIG), +1 volta

O resultado oficial e a classificação atualizada do campeonato serão lançados no site www.brsdxtreme.com.br. A próxima etapa da GT2 Junior acontece em 17 de março, a partir das 22h10, no circuito virtual de Hockenheim. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.


Fonte: Race Brasil

6º foi o melhor que a Piratas obteve em Vallelunga

4Brothers repete dobradinha na 2ª etapa da GT1 Championship


Após um promissor início de temporada na GT1 Championship, da liga BrSD Xtreme, a equipe 4Brothers confirmou na noite de terça-feira (22), no circuito virtual de Vallelunga, que é o time a ser batido na categoria. Mais uma vez, Bruno do Carmo e Henrique Mandziuc fizeram dobradinha, repetindo o resultado de Indianápolis. De quebra, Artur Vieira colocou um terceiro carro em quinto. Já os principais adversários da equipe passaram por momentos ruins na prova.

Fernando Falcão (Piratas) se prontificou a ser o principal rival, ao marcar a pole position da etapa, com 1:26.863. Bruno do Carmo vinha baixando o tempo, mas perdeu muito na última parcial e ficou em segundo. Bernardo Junqueira (Taurus), em terceiro, era mais um desafiante. Henrique Mandziuc ficou com o quarto tempo. A superioridade de Falcão terminou assim que a luz verde acendeu. O pirata caiu para quinto e depois errou a freada e acertou Mandziuc e João Petry (Sul-Brasil). Henrique manteve-se em terceiro, mas Petry e Fernando caíram para 15º e 16º.

Os incidentes faziam vítimas em todos os pelotões. Lyssimacos Maraslis (sem equipe) foi uma delas, na volta 3, quando ocupava a quarta colocação e rodou sozinho. “Meu pedal quebrou e perdi o controle”, explicou. Bernardo Junqueira, que já havia escapado da pista na volta de apresentação, vinha bem em segundo, até encostar e desconectar do servidor na sexta passagem. Com isso, os principais postulantes a tirar o doce da boca dos 4Brothers estavam “eliminados” logo no início.

A noite realmente não era da equipe Piratas. Julio Cezar e Luciano Castro saíram da prova por acidente e conexão, respectivamente. Bruno Mali, outro potencial candidato à vitória, errou na classificação, quando vinha para o primeiro tempo, largou em 15º e teve de fazer uma corrida de recuperação, para completar em sexto. Nesse preâmbulo, Bruno do Carmo pôde controlar a prova sem sustos e vencer, com Henrique Mandziuc em segundo. A quatro voltas do fim, Jonathan Holz (Taurus) rodou e perdeu o pódio para João Petry, que se recuperou brilhantemente do acidente na volta inicial.

Resultado extra-oficial:

1. Bruno do Carmo (4Brothers), 34 voltas
2. Henrique Mandziuc (4Brothers), +0:04.021
3. João Petry (Sul-Brasil), +0:23.894
4. Jonathan Holz (Taurus), +0:30.595
5. Artur Vieira (4Brothers), +0:38.643
6. Bruno Mali (Piratas), +0:48.132
7. Fernando Alvarenga (KBR), +0:57.950
8. Fernando Falcão (Piratas), +1:01.888
9. Ernesto Brock (KBR), +1:23.292
10. Eduardo Melo (Piratas), +1:32.745

O resultado oficial e a classificação atualizada serão lançados no endereço www.brsdxtreme.com.br. A próxima etapa da GT1 Championship acontece em 15 de março, por conta do feriado do carnaval, a partir das 22h10, no circuito virtual de Hockenheim. A prova terá transmissão ao vivo pela Race Brasil.

Fonte: Race Brasil

Luciano Castro fica termina em 2º na pista de Londrina

Rangel Fuzaro vence e assume liderança da Stock V6

Por Leonardo Felix

A segunda etapa da categoria Stock V6 Brasil, da liga BrSD Xtreme, disputada na noite de terça-feira (16), no circuito virtual de Londrina, definitivamente não foi das mais afáveis para os pilotos do pelotão dianteiro. Enquanto os favoritos caíam, um a um, Rangel Fuzaro (HP), aproveitava para se acomodar na liderança e não largá-la mais. Primeira vitória do piloto, que assumiu a liderança extra-oficial de um campeonato que até aqui se mostra bem equilibrado. Luciano Castro (Piratas) também se aproveitou dos azares alheios para atingir um ótimo segundo lugar, depois de sequer largar na primeira prova, em Curitiba.

O qualifying já havia sido dominado por Fuzaro, que garantiu a pole com 1:13.561. A equipe Piratas marcou presença com três carros entre os cinco melhores, sendo Julio Cezar (vencedor do GP inaugural) em segundo, Bruno Mali em terceiro, além do próprio Castro, na quinta colocação. Entre eles, Emerson Faria, da Brahmeiros. A largada foi adiada em cerca de 20 minutos, devido a um problema de servidor, que obrigou os organizadores a reiniciá-lo.

Quando, enfim, apagaram-se as luzes vermelhas, Rangel Fuzaro ratificou a pole e seguia em tocada firme quando, ainda na terceira volta, viu-se livre de Julio Cezar, que abandonou, Bruno Mali, que caiu para sétimo, e Emerson Faria, que despencou para 25º. O piloto da HP tinha confortável vantagem sobre Luciano Castro e só não esteve na ponta durante a janela de paradas. Apesar de não brigar diretamente pela vitória, Castro mantinha bom ritmo e não era incomodado por Ernesto Brock, que começara em sétimo e já era terceiro.

Enquanto isso, no bloco intermediário, muitos competidores jogavam a corrida fora por conta de erros cruciais na travada e traiçoeira pista londrinense. A maioria abandonou, mas Fernando Silva (Glob@l Virtu@l) e Bruno Mali puderam continuar. Exceção feita a John e Pedro Shaw (JPSX), que deixaram a prova não por acidente, mas por problemas mútuos de conexão. Com isso, 16 cabeças sobreviveram, entre 26 que iniciaram a etapa.

Resultado extra-oficial:

1. Rangel Fuzaro (HP), 38 voltas
2. Luciano Castro (Piratas), +0:02.476
3. Ernesto Brock (KBR), +0:51.169
4. Luis Almeida (KBR), +0:54.009
5. Ricardo Pereira (HP), +1:05.748
6. Eduardo Melo (Piratas), +1 volta
7. Fernando Silva (Glob@l Virtu@l), +1 volta
8. Lauí Santi (KBR), +1 volta
9. Bruno Mali (Piratas), +1 volta
10. Pancho Favoretto (DarkSide), +1 volta

O resultado oficial e a classificação atualizada estarão disponíveis no site www.brsdxtreme.com.br. A próxima etapa da Stock V6 Brasil acontece no dia 1º de março, a partir das 22h30, no circuito virtual de Virgílio Távora, com transmissão ao vivo pela Race Brasil.

Fonte: Race Brasil

Na estratégia, Ale Laska leva primeira etapa da GT2 Junior


Por Leonardo Felix

Na noite de estreia da categoria GT2 Junior, os pilotos iniciantes e de menor experiência na liga BrSD Xtreme mostraram não apenas velocidade, como também muito preparo mental e raciocínio estratégico no circuito virtual de Indianápolis. Nesse quesito, ninguém mandou melhor que Alê Laska (Taurus), que, com uma brilhante tática de box, conseguiu vencer a prova transmitida pela Race Brasil, na noite de quinta-feira (10).

Na qualificação, cinco décimos separaram Laska, o pole, com o tempo de 1:23.539, do quinto colocado, Pascoal Bertoni (HP). Entre eles, de segundo a quarto, ficaram Hélio Vamberto (Piratas), Thomas Jacob (KBR) e Marco Memória (Knights). A BrSD Xtreme inovou, ao colocar Fernando Alvarenga, piloto da KBR, para guiar o Safety Car que puxou os 28 carros para a largada lançada. A partida foi limpa – o que já deixou à mostra a maturidade dos envolvidos na GT2 -, e o melhor foi Marco Memória, que assumiu a ponta. Depois de sofrer pressão de Alê Laska, o piloto da Knights passou a abrir a partir da sexta volta. Enquanto isso, Thomaz Jacob (KBR) e Pascoal Bertoni (HP) disputavam o terceiro lugar.

Pela quinta posição, Adriano Gil (Knights) e Hélio Vamberto travaram maravilhoso duelo, com direito a muitas divididas. Vamberto acabou levando a melhor. Gil perdeu também posições para Heron Batista (sem equipe) e André Martins (Piratas). Na volta 13, Guilherme Romano (HP) freou tarde demais ao tentar passar Maurino Junior (Taurus) e entrou para o seleto grupo de três competidores que abandonaram a prova. “Infelizmente recebi um toque involuntário e a suspensão quebrou. Perdi muito desempenho e foi fim de corrida”, disse.

No décimo sétimo giro, Marco Memória errou sua posição de pit na hora de reabastecer e perdeu preciosos segundos. À base de muita constância e sutileza com o equipamento, Alê Laska conseguiu retardar seu reabastecimento até a volta 30. Com 30 segundos de vantagem, o piloto da Taurus pôde apenas realizar um splash and go, para voltar na frente e garantir a vitória, em uma aula de estratégia até para os mais experientes.

Resultado extra-oficial:

1. Alê Laska (Taurus), 33 voltas
2. Marco Memória (Knights), +0:05.282
3. Pascoal Bertoni (HP), +0:18.394
4. Thomas Jacob (KBR), +0:22.477
5. Helio Vamberto (Piratas), +0:33.871
6. André Martins (Piratas), +0:37.427
7. Adriano Gil (Knights), +0:46.983
8. Alan Akbar (Taurus), +1:00.585
9. Pedro Accarini (Taurus), +1:05.035
10. André Lobo (Wolf), +1:05.095

A classificação completa estará disponível no site www.brsdxtreme.com.br. A próxima etapa da GT2 Junior é no dia 24 de fevereiro, a partir das 22h10, no circuito virtual italiano de Vallelunga, com transmissão ao vivo da Race Brasil.

Fonte: Race Brasil

Eduardo Melo fica em 5º na estreia da GT1

Primeira etapa da GT1 Championship tem dobradinha da 4Brothers



A fusão da BrSD com a Xtreme Cup é novidade, bem como a categoria GT1 Championship e seu mod, que estrearam na terça-feira (8), na tela da Race Brasil. Um item, contudo, remanesceu da antiga Xtreme: o domínio da 4Brothers. A equipe, que emplacou campeão e vice na última temporada, iniciou a campanha de defesa dos títulos com dobradinha no circuito virtual de Indianápolis. Bruno do Carmo venceu, seguido pelo campeão Henrique Mandziuc. Para melhorar, Artur Vieira obteve um sólido quarto lugar.

Bruno do Carmo começou a construir o triunfo já na sessão classificatória, ao marcar o melhor tempo, com 1:24.684. A dupla da Piratas, Julio Cezar e Bruno Mali, se interpôs entre o pole e o quarto, Henrique Mandziuc. Mas o que parecia ser um bom duelo entre as duas equipes virou pesadelo para os Piratas. Mali foi espremido na volta inicial e caiu para 17º. Quando vinha em recuperação, seu motor explodiu, na volta 13. Julio Cezar, que era o único a acompanhar Buron, errou e caiu para 11º. Também tentava melhorar sua situação, mas deu adeus à corrida 10 giros depois de seu companheiro.

Outro que fazia boa prova era Jonathan Holz (Taurus). Largando em 10º, ele já ocupava a terceira colocação, mas excedeu o limite de velocidade dos pits e teve de pagar punição. Por falar em pits, Thiago Daisson (Skyline) bateu na entrada dos boxes, com danos terminais em seu carro. Outro espetacular acidente envolveu João Petry (Sul-Brasil), que acertou em cheio o carro de Lyssimacos Maraslys (KBR), que estava rodado na pista. O carro de Petry capotou e foi parar do lado de fora da mureta de proteção, sem possibilidades de retorno.

Com os incidentes alheios, Henrique Mandziuc, Fernando Alvarenga (KBR) e Artur Vieira puderam subir para segundo, terceiro e quarto, respectivamente. Nenhum deles, entretanto, teve estofo para se aproximar de Bruno do Carmo, que fechou a noite perfeita com uma vitória segura. “Foi uma prova cansativa, mesmo liderando de ponta a ponta, pois o carro é muito difícil de guiar, mas eu gostei muito do mod e o campeonato promete bastante”, considerou.

Resultado extra-oficial:

1. Bruno do Carmo (4Brothers), 35 voltas
2. Henrique Mandziuc (4Brothers), +0:08.413
3. Fernando Alvarenga (KBR), +0:25.077
4. Artur Vieira (4Brothers), +0:40.286
5. Eduardo Melo (Piratas), +1 volta
6. Juliano Cunha (Sul-Brasil), +1 volta
7. Vinicius Albuquerque (Alliance), +1 volta
8. Lyssimacos Maraslis (KBR), + 1 volta
9. Luis Almeida (KBR), +1 volta
10. Jonathan Holz (Taurus), +1 volta

O resultado oficial e a classificação do campeonato estarão atualizados no site www.brsdxtreme.com.br. A próxima etapa da GT1 Championship acontece em 22 de fevereiro, a partir das 22h10, com transmissão ao vivo pela Race Brasil.

Fonte: Race Brasil

"Dobradinha da Equipe Piratas marca estréia da Stock V6 da Liga BrSD Xtreme"



Noite quente mas de muita alegria para a Equipe Piratas na 1ª Etapa da Stock V6 direto do Autódromo Internacional de Curitiba.

Depois de uma Pré-temporada muito forte, os pilotos Bruno Mali, Julio Cézar e Luciano Castro, representantes do time na categoria, enfim puderam mostrar um pouco do que promete a T1-2011 na Liga BrSD Xtreme.



Logo de cara Julio Cézar ja mostrava ao que vinha e com o tempo de 1:12.656 marcou o tempo mais rápido da Sessão Classificatória. Emerso Faria da Brahmeiros Team ficou com o segundo tempo seguido de perto por Bruno Mali que ficou com o 3º lugar no grid. No fim da Qualificação Luciano Castro marca o 9º tempo e coloca assim os 3 pilotos da Piratas entre os 10 primeiros.

Começo de prova e a Equipe Piratas ja sofre uma precoce baixa. Castro tem problemas de conexão durante a volta de apresentação e infelizmente não consegue largar.

- " É uma pena...estou até sem palavras! Depois de uma ótima pré-temporada, o carro estava muito bem para a corrida...mas ja estou me acostumando, se não tenho um problema de conexão durante a temporada fico até assustado" - Luciano Castro abatido por não participar mas sem deixar de lado o bom humor.

Largada e Julio mantém a ponta da corrida sempre seguido de perto por Faria que também fazia uma boa prova. Dois segundos atrás Mali vinha fazendo uma corrida equilibrada, mantendo a 3ª Posição.
Julio fazia volta mais rápida em cima de volta mais rápida, provando a grande forma em que estava para a corrida inicial. Já Mali quando se aproximava de Faria para brigar pelo 2º posto, comete um erro na entrada do S e fica preso nas "lombadas" ali postas para evitar cortes de pista. O piloto Pirata despenca da 3ª para a 12ª colocação.



- " Me perdi na reduzida de marchas e acabei jogando a 1ª por engano! Perdi a traseira do carro e fiquei preso nas lombadas. Perdi muito tempo esperando todos que vinham logo atrás passasem com segurança. Ai foi colocar a cabeça no lugar e começar uma corrida de recuperação" - Bruno Mali em entrevista após o fim da corrida

E recuperação foi a palavra na corrida de Mali, enquanto Julio "Imperava" na liderança com mais de vinte segundos de vantagem para o 2º colocado, Bruno vinha realizando ultrapassagens e subindo na tabela de classificação da corrida.

Contando com uma estratégia de parada de pit stop da Equipe, Mali e Julio foram os ultimos a pararem o que beneficiou ainda mais os pilotos com a possibilidade de evitar o tráfego que era intenso.

Julio voltou ainda mais a frente, soberano em Curitiba. Mali voltava ja na 5ª posição, resultado excelente até aquele momento. Porém "surpresas" ainda estavam por vir, e quando Mali ja vinha próximo a Ricardo Pereira da HP Racing, um entreveiro entre Ricardo e o retardatário faz a 4ª posição cair no colo do piloto Pirata. Um pouco mais a frente. Emerson Faria da Brahmeiros e Rangel Fuzaro também da HP duelavam pelo 2º lugar, e um toque envolvendo os dois pilotos, colocou de novo Mali com a chance de conquistar um pódio na estréia da Stock V6.

Mali então com 2 sensacionais ultrapassagens, colocou seu Renault Megane ao lado do Honda Civic de Julio nos dois lugares mais altos do pódio. Emerson Faria ainda no fim conseguiu ultrapassar Fuzaro e fechou o pódio da etapa.





Confira abaixo na íntegra a entrevista de Julio Cezar visivelmente emocionado ao sair do carro nos braços da Equipe Piratas em sua primeira vitória na Liga BrSD Xtreme.

- "Estou muito feliz com o resultado da 1ª etapa! Sensacional! Fiz a volta do qualy perfeita o que me permitiu largar na frente. No inicio fui acompanhado de perto pelo Emerson que estava em um ritmo forte. Eu estava muito tranquilo, treinei muito forte para essa etapa, e a Equipe trabalhou muito em um setup fantástico, rápido e constante! Isso me deu uma confiança muito grande para vencer a corrida! Todos estão de parabéns! Estou muito feliz em fazer essa dobradinha com o Mali, ele também merecia! Agora é treinar forte pra Londrina para manter a ponta do Campeonato" - Julio Cezar

A próxima etapa é no dia 15/02/2011 direto de Londrina também no Paraná! Esperamos que os ventos Paranaenses continuem a trazer boa sorte aos nossos pilotos. Go Go Go Piratas!!!

"Edu Melo fica em um excelente 4º Lugar após muitos problemas na estréia da VPG Pró"



Representada pelo pilotos Bruno Mali, Julio Cezar e Eduardo Melo, todos guiando o Audi R8, o ano começou quente pra Equipe Piratas na VPG. O que deveria ser uma noite de muita luta e conquista de ponto virou uma noite “sinistra”, o vento não soprou a nosso favor, mas mesmo assim Edu Melo conseguiu trazer pra casa um bom resultado.

Hora do quali chegou, Bruno não se acertou com o set e teve dificuldades para fazer uma volta limpa e largou no fim do pelotão. Edu Melo mesmo com pouco treino, ja que seu enfrentou problemas mecânicos durante todo o final de semna, mostrou perícia e velocidade e marcou o 5º lugar na Sessão Classificatória. Ja Julio Cézar com problemas técnicos, não conseguiu participar da etapa.

Dada a largada Melo pulou para o 4º posto, deixando Francisco Dog para trás, logo a frente estavam A. Bastos, Jeff e Sakita. Na Primeira volta com os carros muitos próximos e velocidade acima dos 280 km/h, muitos acidentes aconteciam e alguns pilotos se tornavam "vítimas" das "chicanes assassinas" com enormes “tartarugas, mata burro, lombas, etc” por sua extensão, a coisa tava tenso por la.

Bruno Mali não conseguiu nem completar a primeira volta. Com problemas de "Lag", o piloto Pirata foi obrigado a abandonar ainda no início

"Eu estava enfrentando muitos problemas com Lag durante a Sessão Classificatória e ficou inguiável na Race. Preferi parar o carro e abandonar, a fim de evitar um acidente. É uma pena, não era a estréia que esperava, porém estou muito feliz pelo Edu e agora é treinar para a próxima" - Mali em entrevista no fim da corrida







Os pelotões foram se formando durante a prova, Dog forçando pra cima do Melo até que numa freiada atrasada Dog destruiu seu carro no muro, deixando a vida do Melo mais tranqüila. La na frente o bicho tava pegando entre Sakita (1º) e Jeff (2º) chegando a ter uma diferença de 0.2 seg entre eles coisa que iria mudar durante os pits onde Sakita não trocou os pneus e se deu muito bem, levando seu carro até o final da prova com tranqüilidade.

No fim, Eduardo Melo imprimiu um ritmo forte e tirava meio segundo por volta de A. Bastos em busca do 3º Lugar. Mas ja não havia tempo para mais nada e depois de uma corrida longa e cruel com os motores, superaquecidos e fundidos, Melo levou para casa um 4º lugar excelente para início de temporada.

- "Estou muito feliz! Tivemos muitos problemas durante o final de semana, não pude quase nunca estar dentro do carro. Então sair daqui com um 4º Lugar é bem inspirador. Tenho certeza que vamos estar ainda mais fortes para a próxima etapa" - Edu Melo saindo do carro, visivelmente cansado com a corrida desgastante.

Essa foi a primeira de um total de sete etapas da VPG Pro. Proxima corrida que será no tradicional circuito americano de Laguna Seca. Até la nossos pilotos terão tempo para se aprimorar e levar a Equipe para o alto do pódio.


Equipe Piratas 2011