Eduardo Melo vence pela GT2 de ponta a ponta na estreia da GT Challenge

Na noite de ontem (07/06), Edu Melo não deu chances a nenhum adversário, fez a pole na GP2, levando sua Ferrari até o final da corrida de forma perfeita. Sem cometer erros, o piloto da Piratas não foi atacado e levou fácil para casa a primeira vitória na primeira corrida da T2-2011.

Os primeiros a saírem para fazer as voltas rápidas foram os GT2, e Eduardo Melo ficou com a primeira posição com o tempo de 2:15.308, 6 décimos a menos que o segundo colocado Ernesto Brock da KBR. Tiago Carvalho assegurou a 4ª com o tempo de 2:16:345 e Hélio Vamberto com 2:16:544 ficou com a 6º, fecharam a classificação da Piratas.
Depois, foi a vez dos GT1, Bruno Mali, assegurou a 7ª posição entre os GT1 com 2:08:984, Luciano Castro que errou em suas voltas rápidas ficou apenas em 13° fazendo o tempo de 2:14:725.

Após a largada, ainda na primeira volta o primeiro revés da Piratas, Bruno Mali na descida da Rivage ao tentar evitar um toque com o carro da frente, no reflexo trocou uma marcha errada perdendo assim atraseira de seu Corvette. Essa troca errada lhe custaria a corrida algumas voltas a frente, já que o motor não aguentou e o Mali foi o primeiro piloto da equipe a abandonar.


Luciano Castro que havia largado em 13° recuperou terreno e chegou até a segunda posição, aproveitando algumas confusões e acidentes de seus adversários. Tudo parecia sob controle, mais um problema técnico em seu volante o tirou da corrida prematuramente. Mais tarde Luciano deu a sua explicação do acontecido.

"...na corrida muitos acidentes acontecendo, disputas e o pessoal abandonando, até que na 8° volta estava em 2° lugar, ai meu volante simplesmente DESLIGOU no 3° setor da pista a uns 265km/h, fui pra grama bati no muro interno até ir reto pra área de escape e pancar o muro..."


Sem mais os pilotos da GT1, apenas Eduardo Melo, Tiago Carvalho e Hélio Vamberto restavam na pista com os carros da Piratas.

Tiago Carvalho ocupava a 4ª colocalção e tinha Thomas Jacob da equipe KBR em sua alça de mira. Mais o que ele não esperava era ser tocado na saída da perigosa Eau Rouge por Fernando Alvarenga que saia da curva muito mais embalado que o piloto da Piratas. O acidente custou a corrida de Tiago que perdeu muito tempo nos boxes recuperando o carro.


Palavras de Tiago a respeito do acidente que sofreu: "Os danos no carro foram imensos, e com um pneu furado ainda, consegui me arrastar até o pit, e depois de quase 2 minutos de reparos a equipe me devolveu a pista para ganhar kilometragem e conseguir alguns pontos que podem ser importantes no final do campeonato"

Vamberto que vinha logo atrás de Tiago seguiu para assumiu a 4ª posição depois do incidente. Hélio tirava a cada volta uma pequena diferença de Jacob que seguia de perto seu companheiro de equipe Ernesto Brock. Este por sua vez errou na saída Eau Rouge e perdeu o controle de seu Audi, e logo atrás eu companheiro logo atrás não conseguiu desviar e os dois ficaram atravessados na pista.

Sem visibilidade com a fumaça do acidente Vamberto não tinha muito o que fazer, e por sorte não bateu em nenhum dos dois, mais a sorte não foi completa e o carro saiu para grama destracionando, levando o carro de encontro à proteção. O carro ficou danificado e o piloto recolheu sua Ferrari aos boxes.
Recuperando algumas posições durante a corrida Hélio se envolveu em outro incidente, desta vês para tirar-lo definitavmente da corrida. Em disputa por posição com Leandro Heredia da Tonyspeed Motorsports na freiada da La Sourse. Vamberto colocou por dentro após Leandro ter aberto demais a curva. Os dois se tocaram e sobrou para o piloto da Piratas que foi jogado contra o muro, na pancada perdeu a roda e foi o fim da corrida.


O melhor representante da Piratas foi Eduardo Melo que teve muita competencia pra chegar em 3º na classificação geral da prova, a frente de vários GT1. melo conta como foi sua corrida.

"Corrida GT2 praticamente perfeita, coloquei em prática os treinamentos que vinha fazendo ao longo dessas semanas. Em SPA... os erros cometidos durante uma corrida são de grandes proporções, tendo em vista a alta velocidade que os carros atingem.
Tinha treinado bastante para o quali e mesmo escapando um pouco na “bus stop” consegui o tempo para a poli, com uma diferença de mais ou menos 0,6 segundos do segundo. Pra corrida não tinha nada de especial quanto a estratégia, fui no básico mesmo.
Consegui me manter a frente na categoria GT2, sabia que o Brock, Tosta e Vamberto eram rápidos e algum deles poderia pegar o vácuo na “Eau Rouge” e me passar.
Graças a Deus isso não aconteceu e eu fui distanciando dos demais pilotos da categoria e por incrível que pareça fui passando os carros das GT1 por motivos de acidentes entre eles ou desconexões.
Com isso minha corrida estava sendo desenhada para a vitória caso eu não cometesse erros na pista ou nos pits.


No final cheguei em 3º na geral e em 1º na GT2, fiquei muito feliz com essa minha primeira vitória pela equipe PIRARAS.
"

A próxia etapa será em Salzburgring na Áustria daqui a duas semanas. Mais emoções estão por vir.

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