ROAD AMERICA - CASTRO FICA SEGUNDO E MALI MANTEM A LIDERANÇA NA V6

No rápido circuito de Road America na cidade de Elkart Lake, a Equipe Piratas prometia uma excelente prova, mais dos três piratas na pista o único que não teve problemas foi Luciano Castro.

Num grid apertadíssimo onde os seis primeiros fizeram seus tempos no mesmo segundo a disputa pela vitória estava desenhada, e muita briga na pista era esperada. A pole ficou com Tadeu Costa da XXX Racing com o tempo de 2:02:386, seguido por Gilberto Azevedo e Fabio Neris, ambos da Sinister. Na quarta colocação veio Eraldo Silva que trazia com ele o trio da Piratas, Luciano Castro, Hélio Vamberto e Bruno Mali.

A largada foi tranqüila sem acidentes ou toques, mais ainda na primeira volta com os freios e pneus ainda frios Vamberto deu uma escapada caindo algumas posições na corrida. Bruno aproveitou o espaço deixado por Vamberto e seguiu à caça dos ponteiros.

O pelotão da frente parecia mais um carrossel, que durante a maior parte prova andava junto com um sempre pressionado o carro da frente. Numa dessas brigas pelo primeiro posto Luciano Castro assumiu a ponta e seus adversários sempre ali colados atacando a toda potência do motor.

Um pouco mais atrás, Bruno Mali errou em uma das curvas e assim como Vamberto teve que remar bastante para recuperar o tempo perdido. Vamberto a esta altura já era brigava pela quarta colocação com Giovani Machado da Escuderia Sul-Brasil e Mauricio Arias da Panteras.

Algumas voltas se passaram e Vamberto agora atacando Giovani retardou uma freiada, mais sem sucesso não conseguiu a ultrapassagem e acabou perdendo também a posição para Arias. Mais atrás Bruno Mali já era o sétimo e a cada volta vinha tirando tempo dos pilotos que brigava a frente.

Lá na frente, a briga continuava e agora Luciano Castro perseguia Eraldo Silva que soube mater-se à frente até o fim da prova. E Luciano Castro mais uma vez leva o carro da Piratas ao pódio. EM Montreal foi terceiro, ontem ficou com o segundo. Na próxima ele quer levar o primeiro lugar ao fim da corrida.

Se na frente estava tudo praticamente definido, um pouco mais atrás Vamberto e Mali vinham na luta pelo quarto lugar que ainda estava em aberto. Tanto estava que Giovani teve problemas como o carro e Arias que foi obrigado a fazer mais uma parada no boxe. Seria então o quarto posto de Vamberto e o quinto de Mali? Desta vez não, mais uma vez Vamberto teve problemas com o sistema de freios que falhou e o piloto da Piratas bateu forte perdento o capô de seu Honda Civic a 2 voltas do fim, ainda assim levou o carro para chegar em 9º. Mali com erros na classificação e também na corrida levou para casa o quarto lugar que ficou de ótimo tamanho para a briga no campeonato.

Veja o VT da prova clicando aqui

A próxima etapa é daqui a duas semanas no circuito de Monterrey no México no dia 12 de julho.

Equipe Piratas vence nas duas classes da GT Challenge

Por Leonardo Felix

A equipe Piratas conseguiu colocar pilotos no topo das duas classes da segunda etapa da categoria GT Challenge, da liga BrSD Xtreme, disputada na noite de quinta-feira (23), no circuito virtual de Salzburgring. Pela GT1, André Klock foi o vencedor, chegando a apenas 222 milésimos de Bernardo Junqueira (Turtles), o segundo colocado. Já na GT2, Eduardo Melo foi ao alto do pódio com autoridade, aplicando uma volta de vantagem sobre todos os demais competidores da subcategoria.

Para Klock, o nível de competitividade foi parelho desde o treino classificatório. O pirata obteve o segundo tempo no qualifying, atrás de seu companheiro de equipe, Fernando Falcão, que fez a pole, com 1:10.057. Na largada, André perdeu o segundo posto para Bernardo Junqueira. Só que o piloto da Turtles se enroscou com Falcão e ambos despencaram para oitavo e sétimo, respectivamente. Klock aproveitou para assumir a ponta.

Bernardo Junqueira se recuperou rapidamente do lance e não demorou a retornar ao top 3. Foi quando teve início uma briga pelo segundo lugar com Fernando Alvarenga (KBR), que rendeu mais um incidente ao tartaruga. Junqueira voltou à sexta colocação e teve novamente que remar contra o tempo perdido. Mas Bernardo estava inspirado e retornou à vice-liderança. A essa altura, André Klock já administrava a vantagem e tirou o pé nas últimas voltas de maneira perigosa. Tão perigosa, que Junqueira quase lhe roubou a vitória no final. Mas o pirata manteve a primeira posição. Luciano Castro colocou outro carro da Piratas em terceiro.

O caminho de Eduardo Melo na GT2 foi mais simples. Após marcar a pole na classe (16ª colocação no geral), com 1:15.340, Melo largou bem e se manteve em primeiro na subcategoria durante todos os 50 minutos. Por boa parte da prova, o segundo colocado foi Ernesto Brock (KBR), que perdeu o lugar no pódio depois de um toque com Daniel Daisson (Alliance Sky), da GT1. O acidente provocou danos na asa traseira e Brock foi obrigado a procurar reparos nos boxes. Com isso, o competidor da KBR fechou a campanha apenas em sexto na classe. Bom para Ricardo Lobo (Wolf) e Alan Carvalho (Taurus), que asseguraram presença no top 3 da GT2.

Resultado extra-oficial GT1:

1. André Klock (Piratas), 42 voltas
2. Bernardo Junqueira (Turtles), +00.222
3. Luciano Castro (Piratas), +09.061
4. Fernando Falcão (Piratas), +21.222
5. João Petry (Sul-Brasil), +26.517

Resultado extra-oficial GT2:

1. Eduardo Melo (Piratas), 41 voltas
2. Ricardo Lobo (Wolf), +1 volta
3. Alan Carvalho (Taurus), +2 voltas
4. Cristiano Gomes (Calango), +2 voltas
5. Marcelo Machado (MIG), +2 voltas

O resultado oficial e a classificação completa serão divulgados no site www.brsdxtreme.com.br. A terceira rodada da GT Challenge acontece em 7 de julho, a partir das 22h10, no circuito virtual de Jarama, com transmissão ao vivo pela Race Brasil.

Clique aqui para assistir ao VT da prova na íntegra.

Fonte: Race Brasil

ANDRÉ KLOCK VENCE MAIS UMA NA GP2

A pista japonesa de Suzuka foi palco da segunda etapa da categoria GP2 - BrSDXtreme. Uma pista desafiante proporcionou várias disputas entre os pilotos.

Já na classificação, Bruno Mali (Equipe Piratas) fez a Pole com André Klock (Equipe Piratas) na segunda posição fechando a primeira fila. O outro piloto da equipe Piratas, ainda com problemas de adaptação ao monoposto, Hélio Vamberto largou em oitavo.

Logo na largada Bruno Mali, que tinha uma estratégia diferente, teve dificuldades com os pneus duros e foi sendo ultrapassado. Em uma dessas ultrapassagens levou um toque e teve a corrida comprometida. Hélio também teve problemas de estabilidade com o carro após uma batida. Ambos levaram o carro até o final, com Hélio em sétimo e Bruno em oitavo, marcando pontos importantes para o campeonato.

Para Andre Klock a história da corrida foi diferente, após pular na frente na largada, se aproveitou das disputas e abriu vantagem confortável do segundo lugar, levando assim até o final da corrida.

Foi a segunda vitória de Andre Klock em duas corridas da GP2, abrindo uma pequena vantagem no campeonato de pilotos.

A próxima etapa será no circuito me Melbourne na Austrália, no dia 05 de Julho. A corrida terá transmissão ao vivo pelo site da Liga BrSDXtreme, www.bsdxtreme.com.br

Duas horas de corrida e muita emoção na estréia da Endurance e um ótimo resultado para a Piratas

No último domingo (19.06) oi dada a largada da categoria onde o que importa é a constância, tranqüilidade, estratégia e muita resistência. No circuito de Daytona Road os carros da BrSD Xtreme Endurance iniciaram a longa corrida de resistência com os Porsche, Acura na categoria P2 e Ferrai e Porsche na GT3.

Os representantes da Piratas foram Luciano Castro e Hélio Vamberto na P2 pilotando seus Acura, e na GT3 Eduardo Melo e Tiago Carvalho ficaram com as Ferrares.

Os primeiros a fazer a classificação foram os GT3, e os pilotos da Piratas não deram chances para os adversários ficando com os 1° e 2° lugares. Tiago com o tempo de1:45.510 ficou com a pole e logo atrás seu companheiro Eduardo Melo 1:45.608, com menos de 1 décimo separando os 2 pilotos. Já na P2, com o tempo de 1:36.054 Luciano Castro levou a 3 ª posição no grid de largada, e Hélio Vamberto que tinha um set mais conservador cravou 1:37.778 e fechou na 3ª fila com o 7° lugar.

Dada a largada, a briga ficou quente entre Tiago e Eduardo, que revezaram as posições algumas vezes nas primeiras voltas, mais depois de um erro Tiago Carvalho perdeu algumas posições, mais em 2 horas de prova, recuperar as posições era bem possível. Enquanto isso lá na frente os P2 abriam distancia e em uma disputa por posição Vamberto ao tentar defender a 6ª que havia ganhado de Julio Cezar errou o contorno da chicane, e assim com Tiago Carvalho caiu vária posições na pista.

Luciano Castro e Eduardo Melo que não tiveram problemas seguiam em suas posições e numa corrida de longa duração o objetivo era manter um ritmo bom e tentar dar o pulo após a primeira hora de corrida depois de economizar equipamento.

As brigas aconteciam, as paradas nos boxes davam bastante movimentação à corrida, a cada momento a situação na pista mudava e assim a noite chegou e os Pilotos da Piratas melhores colocados eram Luciano Castro que brigava pelo 2° posto na P2 e Eduardo Melo que não saiu da primeira posição nos GT3.

Tiago Carvalho que havia perdido bastante terreno no inicio da corrida, veio forte e com o tempo passando, vinha subindo na classificação e ao fim de 2 horas fechou no 4° posto e com um pouco mais de tempo seguramente teria chance de lutar pelo 3°. Briga que não aconteceu no 1 lugar, pois Eduardo Melo com um ritmo muito bom não deixou ninguém ameaçar roubar-lhe a vitória na categoria GT3.

A emoção mesmo ficou para o fim na P2, onde Luciano Castro viu Daniel Daisson se aproximando muito rápido nas últimas voltas, e a briga direta aconteceu a duas voltas do fim. Mais a melhor ficou com o piloto da Alliance e Castro fechou com um ótimo 3°. Vamberto fez uma corrida discreta e terminou na 6ª colocação e quase não termina a prova por pane seca.

A próxima etapa será no Bahrem, pista bem diferente de Daytona e mais desgastante também.