LASKA É VICE-LIDER DA COPA BRASIL DE RALLY VIRTUAL, MAS TÍTULO JÁ É UMA REALIDADE DISTANTE

Desde o último boletim sobre a Equipe Piratas no rali virtual brasileiro, muita coisa ocorreu. Foram mais 3 etapas de disputas intensas na Copa Brasil de Rally Virtual. Em duas, o piloto da equipe, Alê Laska, teve resultados consistentes. Mas bastou uma etapa cheia de acidentes para praticamente consolidar o vice campeonato.

A quarta etapa do campeonato, Rally da Australia, foi disputada integralmente sobre o piso arenoso do outback australiano. A organização da prova, alertada sobre um problema de programação na especial de nº 8, resolveu cancelar o 2º dia de competições e atribuir os pontos pela metade. Com isso, a vitória de Laska teve apenas metade dos pontos atribuídos. O piloto pirata comenta: "É uma pena que justo no rali em que eu vim forte e assumindo riscos, com um novo setup para terra, de maneira a vencer e diminuir a diferente para o concorrente, tenhamos tido um problema e eu tenha ganho apenas a metade dos pontos da vitória. De qualquer maneira, entendo que a decisão da organização em cancelar o segundo dia de competições foi acertada, ainda que tenhamos sido os maiores prejudicados".
Nessa etapa, ao invés dos 25 pontos da vitória, Laska somou apenas 12,5.

Na Lapônia, a terra do papai noel, foi disputada a 5a etapa, Rally da Finlândia. Em meio a muito gelo e neve, Laska obteve a segunda colocação na sua categoria. "Foi um rali sofrido. Particularmente não gosto de guiar nessas condições. A pista escorregadia e o branco intenso dificultam a pilotagem. Tinha a intenção de não me acidentar e nesse ponto cumpri meu objetivo. Mas a regularidade do Diogo Souto, meu concorrente mais direto, já dá mostras de quem é o favorito na disputa", relata.


O Rally da Europa foi a sexta etapa. Tratava-se de um rali de pisos mistos, com 2 trechos sobre terra, 5 trechos de asfalto, e um trecho misturando meio-a-meio asfalto e terra. Uma mistura bombástica que fez muitas vítimas, inclusive o competidor Pirata. No primeiro dia de disputas, Laska ainda conseguiu terminar na segunda posição, posteriormente convertida oficialmente em liderança com a desclassificação do líder extraoficial. Essa liderança ruiu já na primeira especial do segundo dia, com um acidente fortíssimo na linha de chegada do primeiro trecho cronometrado. "Era uma curva em quinta marcha seguida da bandeirada. Eu vinha a cerca de 150 km/h e a traseira desgarrou. Fui para o meio do mato e acertei o carro da cronometragem (que estava estacionado fora da pista) danificando o meu cambio. Daí em diante, qualquer solavanco mínimo era suficiente para travar o cambio numa marcha só. Por causa disso tive que percorrer 2 quilômetros da especial de nº 6 em primeira marcha. O mesmo ocorreu na especial nº 7, mais 7 quilometros de sofrimento. Acabei acumulando uma diferença de mais de sete minutos para o líder geral, e 5 minutos para o líder da minha categoria", conta Laska.

Faltam, agora, mais duas etapa para o encerramento: República Tcheca (neste final de semana) e E.U.A. (dias 10 e 11 de dezembro). "O rali Tcheco é sempre muito complicado. Tem invariavelmente o maior índice de quebras dos campeonatos. E sendo sobre asfalto, isso é uma esperança para nós. Com 23,5 pontos de desvantagem, só nos resta torcer por algum acidente da concorrência de modo a levar a disputa para a última etapa, de igual para igual", comenta Alê ainda com um fundo de esperança.

No próximo boletim, daqui 15 dias, já terá sido definido o campeão 2011. Esperamos que seja Pirata.

PIRATAS ABANDONA NA 1º VOLTA EM ACIDENTE CINEMATOGRÁFICO

Uma corrida pra esquecer, assim podemos resumir a 6º Etapa em Interlagos para a Equipe Piratas. No Qualify, Borborema marcou o 11º, Maurino 14º e Vamberto 16º.

Na largada, os carros negros se posicionaram muito bem, 10º, 11º e 12º, na entrada da reta principal um acidente de proporções gigantescas tira Borborema da prova, Vamberto perdeu o capô e Maurino passou ileso por esse problema, mais de 8 carros envolvidos nessa acidente.

Quando Vamberto ia se preparando para fazer seu pit, seu motor morreu e não pegou mais, provavelmente pelo acidente na reta principal.

Por ironia do destino Maurino tambem abandonou na reta oposta, ainda não sabem o que aconteceu com seu bólido.

O vencedor foi Dornelles que se consagrou campeão incotestavel da Turismo Nacional.

Próxima e última etapa será no dia 13/12/11 em Jacarépagua-RJ.

BRUNO SOBREVIVE EM MOSPORT E ENTRA NA BRIGA E MAURINO CONTINUA COM CHANCES

2 Horas de corrida e apenas 2 protótipos terminaram a 3 etapa da categoria de resistência da BrSD Xtreme. Numa pista em que o erro é implacável Bruno Mali levou seu Aston Martin até o fim do jeito que deu mesmo com sérios problemas no início da corrida, Mali conseguiu superar as dificuldades e levar o segundo lugar entre os P1 e se candidatar ao título entre os protótipos.

Vamberto por sua vez não teve a mesma sorte. Líder o campeonato até o início da prova, o piloto baiano perdeu a traseira de seu Peugeot e bateu forte logo após o início da corrida.

Depois de ter seu carro arrumado e com o pensamento de garantir pontos importantes, depois da primeira meia hora o motor de seu carro o deixou na mão. “Não forcei o carro, não reduzia bruscamente, nem a 6ª marcha eu conseguia colocar depois do acidente, o carro simplesmente apagou.” Comentou Vamberto lamentando o abandono.

Entre os GTs Maurino Junior e Tiago Carvalho fizeram uma corrida em um ritmo seguro, buscando terminar a prova bem numa pista que engana bastante, pois qualquer erro pode ser fatal.

“... consegui salvar mais alguns pontos para a Piratas no campeonato de construtores e ajudar a equipe. Na corrida estava indo bem, em um ritmo muito tranqüilo e consistente quando me envolvi num acidente. (...)me restou voltar ao pit, e voltar andando o mais forte possível. No final ainda acelerei para tentar ultrapassar o Maurino mas não consegui, chegando muito próximo a ele na sexta posição.”

Maurino Junior fechou com o 5º posto, mantendo assim suas chances no campeonato. “... com os erros do pessoal cheguei a andar em 2º com um ritmo muito bom e bem confortável, pena que um erro na entrada par o primeiro pit mudaram completamente a minha corrida, tive que remar tudo de novo. Por fim com o carro muito quebrado cheguei na 5ª posição.”

Proximo evento será em Road Atlanta e definirá os campeões da categoria.

3ª ETAPA DA AMLS

Hoje acontece a 3ª etapa da ALMS da liga BrSD XTreme na tradicional pista de Mosport no Canadá.

Conheça o circuito e acompanhe ao vivo logo mais às 21h30 a corrida na Xtreme TV www.brsdxtreme.com.br

EM MAIS UMA NOITE INSPIRADA, A PIRATAS FECHA COM DUAS VITÓRIAS EM OSCHERSLEBEN E SE SAGRA CAMPEÃ DE CONSTRUTORES

A exemplo de Donington Park, a Equipe Piratas novamente dominou as etapas da WTCC na liga BrSD Xtreme.

No Qualy a Equipe já se mostrava forte novamente com três carros entre os quatro primeiros, sendo a pole position de Bruno Mali com o tempo de 1:33.590.

Em uma largada tranquila na 1ª Bateria, as posições foram mantidas até que Mali cometesse um erro na saída da curva 10 e perdesse a liderança pra E. Brock(KBR). Na reta seguinte um problema de conexão de Brock, acaba envolvendo-o num acidente com B. Mali. Com isso Brock caia para 5ª posição e Mali se mantinha em 2º iniciando a batalha pela liderança com seu companheiro de equipe, Alê Laska.

Batalha esta que durou toda a corrida e só foi decidida na última volta quando Mali ultrapassou Alê Laska e caminhou para a vitória da etapa.

Jr Borborema que havia largado na 4ª posição duelou praticamente toda a 1ª bateria com M. Arias (Panteras) e Brock, e acabou finalizando na 5ª posição.

Hélio Vamberto chegou logo atrás em 6º e Maurino Jr. em 9º, fechando assim a participação da Equipe Pirata na 1ª Bateria no circuito alemão.

Com a inversão do grid para a 2ª bateria que tinha como atração inicial a largada parada, muita confusão foi vista na curva 1. Quem se deu bem foi justamente H. Vamberto que já se destaca pelas grandes largadas e corridas nas baterias finais.

O piloto Baiano saltou de 4º para 1º em menos de 2 voltas e não largou mais a liderança e concretizou sua 3ª vitória da temporada na WTCC.

Mali e Laska que haviam largado mais para o final do pelotão, novamente marcam mais uma batalha na etapa dessa vez pela ultima posição no pódio. Depois de alguns erros cometidos pelos dois pilotos, Mali consegue levar sua BMW a 3ª posição da bateria final. Laska chega logo atrás em 4º e marca mais um grande resultado final.

Novamente Maurino Jr e Jr Borborema não deram sorte na 2ª bateria da etapa. Os pilotos acabaram se envolvendo em incidentes no início da corrida o que lhe comprometeram todo o restante da prova. Jr Borborema ainda em prova de recuperação, conseguiu um momento de verdadeira façanha a ultrapassar A. Santos e M. Machado, ambos da MIG, em apenas uma manobra. O piloto finalizou em 7º enquanto que Maurino em levou o seu Seat Leon ao 11º lugar.

Com os resultados Mali mantém a liderança do campeonato seguido de perto por Laska, Vamberto e Brock. No campeonato de construtores a vantagem massacrante da Equipe Piratas já a coroa com o título de campeão com 4 corridas de antecipação.

Resultado completo da etapa você consegue acessando: www.brsdxtreme.com.br

Próximas etapas estão previstas para o dia 06/12 no circuito Ricardo Tormo em Valência, Espanha. Promessas de muitas batalhas na briga pelo título de pilotos. Até lá!