LASKA É VICE-LIDER DA COPA BRASIL DE RALLY VIRTUAL, MAS TÍTULO JÁ É UMA REALIDADE DISTANTE

Desde o último boletim sobre a Equipe Piratas no rali virtual brasileiro, muita coisa ocorreu. Foram mais 3 etapas de disputas intensas na Copa Brasil de Rally Virtual. Em duas, o piloto da equipe, Alê Laska, teve resultados consistentes. Mas bastou uma etapa cheia de acidentes para praticamente consolidar o vice campeonato.

A quarta etapa do campeonato, Rally da Australia, foi disputada integralmente sobre o piso arenoso do outback australiano. A organização da prova, alertada sobre um problema de programação na especial de nº 8, resolveu cancelar o 2º dia de competições e atribuir os pontos pela metade. Com isso, a vitória de Laska teve apenas metade dos pontos atribuídos. O piloto pirata comenta: "É uma pena que justo no rali em que eu vim forte e assumindo riscos, com um novo setup para terra, de maneira a vencer e diminuir a diferente para o concorrente, tenhamos tido um problema e eu tenha ganho apenas a metade dos pontos da vitória. De qualquer maneira, entendo que a decisão da organização em cancelar o segundo dia de competições foi acertada, ainda que tenhamos sido os maiores prejudicados".
Nessa etapa, ao invés dos 25 pontos da vitória, Laska somou apenas 12,5.

Na Lapônia, a terra do papai noel, foi disputada a 5a etapa, Rally da Finlândia. Em meio a muito gelo e neve, Laska obteve a segunda colocação na sua categoria. "Foi um rali sofrido. Particularmente não gosto de guiar nessas condições. A pista escorregadia e o branco intenso dificultam a pilotagem. Tinha a intenção de não me acidentar e nesse ponto cumpri meu objetivo. Mas a regularidade do Diogo Souto, meu concorrente mais direto, já dá mostras de quem é o favorito na disputa", relata.


O Rally da Europa foi a sexta etapa. Tratava-se de um rali de pisos mistos, com 2 trechos sobre terra, 5 trechos de asfalto, e um trecho misturando meio-a-meio asfalto e terra. Uma mistura bombástica que fez muitas vítimas, inclusive o competidor Pirata. No primeiro dia de disputas, Laska ainda conseguiu terminar na segunda posição, posteriormente convertida oficialmente em liderança com a desclassificação do líder extraoficial. Essa liderança ruiu já na primeira especial do segundo dia, com um acidente fortíssimo na linha de chegada do primeiro trecho cronometrado. "Era uma curva em quinta marcha seguida da bandeirada. Eu vinha a cerca de 150 km/h e a traseira desgarrou. Fui para o meio do mato e acertei o carro da cronometragem (que estava estacionado fora da pista) danificando o meu cambio. Daí em diante, qualquer solavanco mínimo era suficiente para travar o cambio numa marcha só. Por causa disso tive que percorrer 2 quilômetros da especial de nº 6 em primeira marcha. O mesmo ocorreu na especial nº 7, mais 7 quilometros de sofrimento. Acabei acumulando uma diferença de mais de sete minutos para o líder geral, e 5 minutos para o líder da minha categoria", conta Laska.

Faltam, agora, mais duas etapa para o encerramento: República Tcheca (neste final de semana) e E.U.A. (dias 10 e 11 de dezembro). "O rali Tcheco é sempre muito complicado. Tem invariavelmente o maior índice de quebras dos campeonatos. E sendo sobre asfalto, isso é uma esperança para nós. Com 23,5 pontos de desvantagem, só nos resta torcer por algum acidente da concorrência de modo a levar a disputa para a última etapa, de igual para igual", comenta Alê ainda com um fundo de esperança.

No próximo boletim, daqui 15 dias, já terá sido definido o campeão 2011. Esperamos que seja Pirata.

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