3 HORAS DE AZAR, SORTE E COMPETENCIA



Foi um misto do título da matéria o que aconteceu na noite de domingo (18/03) na corrida válida pela segunda etapa da WEC da BrSD Xtreme. Bruno Mali, Hélio Vamberto, Carlos Pinto e Maurino Jr colocaram os carros da Piratas na Pista de Sebring para um teste de resistência dos mais estafantes.

Seriam 3 horas ininterruptas de muita concentração, pois numa corrida de longa duração um pequeno deslize pode resultar no fim prematuro ou até jogar tudo fora depois de boa parte da prova realizada.


Na classificação os Piratas colocarão os P1 na segunda fila com Bruno e Vamberto em, Carlos Pinto saiu na segunda fila entre os P2 e Maurino com pouco treino largou no meio do pelotão dos GTs.

Um início de prova foi muito tranqüilo e sem acidentes.  Todos passaram ilesos na primeira curva e assim foi nas primeiras voltas. Com os carros já espalhados, a dupla Bruno e Hélio seguia de perto a dupla da Fire Horse, assim como Carlos Pinto acompanhava de perto o líder da P2.


 
Quando começou o trafego a sorte estava do lado do time vermelho da Fire Horse que consegui melhores pontos de ultrapassagem e os carros da Piratas perderam um pouco de terreno. Ainda assim nada que atrapalhasse o desenvolvimento da corrida. Com um erro do piloto F. Santi, Bruno e Hélio assumiram a segunda e terceira posição. Pouco tempo depois a Bruno e Hélio trocaram de posição pois o rendimento do carro 80 de Vamberto era um pouco melhor.

Mais adiante um erro numa saída de curva errada mudou completamente a corrida de Vamberto. Dali em diante a sorte tinha abandonado de vez o piloto Pirata. Vamberto destracionou um pouco e perdeu a traseira de seu Aston Martin. Na rodada não houve acidente, só que  na volta para  pista e já retomando a aceleração, Vamberto foi atingido em cheio por um P2 que sequer tirou o pé do acelerador e nem tentou desviar. Resultado, Vamberto teve o carro avariado e assim o rendimento caiu em quase 2 segundo a mais por volta.

Nos P2 Carlos Pinto travava uma batalha emocionante com Rafael Zuma (Fire Horse), batalha esta que foi perdida após anoitecer, já que o pouco tempo de treinamento durante a noite fez a diferença. “... rodei que nem peão durante a noite, realmente é bem complicado se não estiver bem treinado. Mas a sensação de completar a prova é muito boa, o desgaste é absurdo principalmente quando não se está muito afinado com a pista e o carro.” Comentou Carlos Pinto que festejou seu aniversário na pista.

 Maurino Júnior, que vinha numa corrida tranqüila e com o objetivo de terminar teve problemas na sua conexão e abandonou a corrida ainda na primeira hora.

 No terço final da prova, Vamberto apesar dos danos sofrido no acidente vinha na 4º colocação e com um ritmo suficiente para tentar buscar um lugar no pódio se encontrou novamente com o azar. Incrivelmente quando ia ultrapassar um retardatário GT, inacreditável aconteceu. Vamberto foi atingido depois de um erro do carro da Fire Horse e foi arremessado contra o muro e bateu muito forte na proteção de pneus.

“... na hora eu não acreditei, só pode ser de propósito, pensei. Foi na reta, só ele e eu, havia espaço de sobra, mas de repente vejo um carro vindo em minha direção. Não tive reação alguma e fui jogado contra o muro e depois bati forte nos pneus, e para completar o mesmo GT que me jogou para fora bateu em mim novamente. Foi um milagre meu carro ter condição de retornar aos boxes para fazer os reparos.”

Sem condição de conquistar qualquer coisa na prova, Vamberto apenas se concentrou em terminar a corrida para garantir alguns pontos.

Mas não foi só azar que a Piratas teve em Sebring, a sorte se fez presente no carro numero 12 de Bruno Mali.Primeiro com a queda de conexão de F. Matheussi, depois na estratégia. Bruno decidiu de última hora trocar os pneus para duro da metade para o final da corrida. Isso garantiu uma vantagem segura para que Mali pudesse administrar a diferença para F. Santi e levar com tranqüilidade a vitória depois de uma corrida de 3 horas de duração.

“A idéia era acompanhar o ritmo dos Fire Horses, e conseguimos (eu e o Hélio), ate ensaiei um ataque pra cima do Santi que ia em segundo, mas ainda não era o momento! Então fomos comboiando os dois líderes! (...) quando chegaram os gts e fui ficando pra trás...por "azar" sempre pegava os Gt's nos piores locais da pista, e para não prejudicar ninguém, acabei ficando pra trás! (...) Sem cometer nenhum eu tocava a corrida sem definição de estratégia quando vejo o Santi parar e não trocar pneus, aquilo me deixou mais perdido, então arrisquei, minha próxima parada coloquei Hard... mesmo sem ter dado nenhuma volta com estes pneus, (disse Bruno aos risos). Mas eis que a estratégia maluca deu certo no final, como coloquei hard no momento que a pista começava a esfriar, fui economizando os pneus e consegui levar até o final o mesmo jogo! Isso me deu uma vantagem em relação ao Santi que vinha voando na escuridão de Sebring! O set do baiano (Hélio) foi também fundamental e com tudo isso consegui a vitória!”

Ao fim Bruno ficou em primeiro e Vamberto em 6º nos P1, e Carlos terminou em 2º com seu Porsche na P2.

A próxima etapa é na pista de Barcelona. Talvez com mais sorte para toda a equipe Piratas.

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