Brands Hatch, templo do automobilismo mundial com sua pista mítica e técnica, foi o palco da 2ª etapa do Campeonato TCB da Race Off Track. A expectativa por mais uma prova acirrada era visível. Os Seats, que trocaram tinta na pista de Donington Park na etapa de estreia, estavam de volta para mais um embate!
Vencedor da 1ª etapa em Donington, Jonathan Holz buscava mais um resultado expressivo para a Equipe Piratas no certame. Mas tinha em seu encalço pilotos rápidos e bem preparados para o fim de semana.
Holz, que teve adicionado 25kg de lastro em seu carro, conseguiu uma excelente volta em sua classificação e cravou uma pole position um tanto surpreendente.
Na largada da bateria 1, muito equilíbrio. Holz acaba escorregando demais na curva 1 após a largada lançada, perde a posição pro 2° colocado Bruno Sammarone (KBR), mas na curva seguinte busca espaço e retoma a posição, após um porta com porta com Sammarone. Gean Celso (Sinister), aproveita o enrosco e ganha a posição do piloto da KBR, e inicia perseguição a Holz.
Algumas curvas mais tarde, um novo incidente, desta vez determinante para a prova do piloto pirata. Holz perde a traseira de seu Seat em uma curva de alta, corrige seu carro, mas acaba superado por Celso. E, na curva seguinte, Sammarone, vindo do 3° posto, força uma ultrapassagem por dentro de Holz. Mesmo deixando espaço para contornarem a curva lado a lado, o carro pirata acaba abalroado pelo bólido da KBR que espalhara, perde o controle, atingindo violentamente o muro de proteção fora da pista. Um grande balde de água fria!
Com a frente destruída, resta a Holz uma corrida de recuperação, e uma parada de box inesperada para alguma tentativa de recuperar o Seat danificado. A bateria é vencida com tranquilidade pelo piloto Gean Celso, e Holz cruza a linha final apenas na 17ª posição.
Incidentes fora de pista ocorrem no warmup da bateria seguinte, com pilotos exaltados trocando acusações por incidentes na prova 1.
Coincidentemente, o piloto Marcus Luiz (4Brothers) - que finalizara a bateria 1 na 10ª posição e largara na pole na bateria 2 em Donington - repetiu o resultado e mais uma vez largou na frente. O vencedor Gean Celso largou na 10ª posição, e Jonathan Holz largou apenas em 17°.
A bateria 2 demonstrou que a Piratas tinha um ótimo acerto para a etapa, e Holz fez uma escalada impressionante durante os 25 minutos desta segunda prova. Cravando a melhor volta, e ganhando posições a cada giro, foi se destacando, e nos últimos minutos travou uma disputa sensacional e agressiva com Celso, o grande nome da prova. No final, o piloto pirata superou o piloto da Sinister, chegando em 2°. O vencedor da bateria foi Luciano Zanetti (OGP). Após a chegada, Holz comentou a prova:
Buenas, a corrida pra mim foi uma sucessão de altos e baixos. Tinha hora que ocorria algo excepcional, no momento seguinte acontecia algo péssimo. Na bateria 1 cometi um erro na largada, me envolvi num acidente, tive que parar nos boxes e reparar danos, voltei em penúltimo a mais de 1 min do líder. Fiz uma corridinha pra chegar, e o melhor que consegui foi o 17°. A bateria 2 foi o melhor momento da noite. Obtive um bom resultado, levando em conta que viemos da 17ª pra 2ª posição. No geral, saio um tanto frustrado, pois não treinei quase nada, porém tinha ótimos tempos e vinha pra tentar o mesmo resultado de Donington. Espero uma recuperação em Snetterton.
Devido aos acontecimentos bastante conturbados na etapa, o resultado final de Bransds Hatch certamente sofrerá alterações, após análise da direção da Race Off Track.